Carta de D. Manuel Clemente aos Diocesanos de Lisboa

Carta de D. Manuel Clemente aos Diocesanos de Lisboa

Caríssimos: Volto a escrever-vos nesta Quaresma, para também assim manifestar a minha presença e companhia em tempos tão especiais como os que vivemos, com os nossos concidadãos e em todo o mundo já.

Uma única humanidade em Cristo

Uma única humanidade em Cristo

Um silêncio invade as nossas ruas e a nossa própria consciência. As nossas cidades cosmopolitas ficam desertas. A vida económica reduzida ao mínimo; as atividades culturais, eclesiais e escolares suspensas. Nós todos, recolhidos em nossas casas, tentamos agora reorganizar a vida, dar continuidade às atividades pelo teletrabalho, pelas vídeo-aulas, a que se junta a vida da casa, o cuidado dos filhos, dos pais, dos avós, dos doentes.

Pandemia, desafio à solidariedade

Pandemia, desafio à solidariedade

O momento que atravessamos é, devido ao COVID-19, penoso para todos e particularmente para os mais desprotegidos. A Comunidade de Sant’Egídio, que desenvolve atividades de apoio a idosos, crianças carenciadas e pessoas sem-abrigo solicita a vossa ajuda e generosidade!

Eucaristia online do IV Domingo da Quaresma

Eucaristia online do IV Domingo da Quaresma

Tal como aconteceu no domingo passado, também no próximo domingo será transmitida online a celebração da eucaristia a partir da Capela do Rato (11.30h). A ligação começará às 11.25h.

Uma pandemia, um desafio à solidariedade

«Somos ondas do mesmo mar, folhas da mesma árvore, flores do mesmo jardim» – frases que acompanharam a recente oferta de máscaras protetoras da China à Itália Foi o mundo inteiro surpreendido pela difusão do vírus Covid-19 a uma escala que muitos considerariam...

Prece a Nossa Senhora da Bonança

Prece a Nossa Senhora da Bonança

No meio da tempestade do coronavírus, quais filhos e filhas indefesos, porque o nosso corpo é frágil, e a nossa vida está em risco, gritamos por socorro:
Conforta-nos, protege-nos e ampara-nos, Senhora da Bonança.

Quarentena na Quaresma

Quarentena na Quaresma

A nossa comunidade está, literalmente, em diáspora, recolhida em suas casas, evitando contactos. Estamos em quarentena em pleno tempo da Quaresma: estranha coincidência a desafiar o sentido da nossa experiência de crentes, a interpelar-nos. Vivemos, forçados, um jejum, talvez mesmo prologando, da vida comunitária, do encontro de irmãos e irmãs como corpo eclesial à volta do corpo eucarístico de Cristo. Não podemos deixar de reconhecer que tudo isto é para nós de uma violência simbólica e real.