Curso dos Dias – 2025

Agradecimento pelo ministério do Papa Francisco – Capela do Rato, segunda 28 abril, às 19h30
A Comunidade da Capela do Rato, profundamente identificada com o estilo e o magistério do Papa Francisco, vai celebrar eucaristia em sua memória e agradecimento, no dia 28 de abril, às 19h30. Convidamos crentes e não crentes, para quem o Papa Francisco foi bênção, estímulo e acolhimento, a se juntarem a nós, num comum agradecimento.

Peregrinação a Paray-de-Monial e às abadias cistercienses da Borgonha (11 a 18 de julho de 2025): Formalização da inscrição e pagamentos
Após uma primeira sondagem, vamos formalizar a inscrição da nossa Peregrinação a Paray-le-Monial e às abadias cistercienses da Borgonha, de 11 a 18 de julho de 2025.

Vigília Pascal: «Não está aqui: ressuscitou» (Lc 24,5)
Na Capela do Rato, a Vigília Pascal, na noite de 19 de abril (Sábado Santo), será celebrada às 22h. É, sem dúvida, a liturgia católica mais bela e exigente. Através dos ritos, das leituras e das orações desta noite, celebramos a nossa condição de filhos e filhas de Deus, mergulhados (batizados) na Páscoa de Cristo. Solicita-se às pessoas que participam nesta celebração o favor de trazerem consigo campainhas (ou sinos), para serem tocados no cântico de Glória.

Sexta-Feira Santa: «Hão de olhar para aquele que trespassaram» (Jo 20,37)
Na Capela do Rato, a celebração da Paixão do Senhor, de Sexta-Feira Santa, 18 de abril, terá lugar às 15h. Faz parte da liturgia deste dia a narrativa da paixão do Senhor segundo o evangelho de João, a longa oração dos fiéis por toda a Humanidade, a adoração da cruz em profundo silêncio. Também neste dia somos convidados a fazer uma partilha com a Terra Santa, ajudando a preservar os Lugares Santos, as escolas, os hospitais, e tantos outros lugares que oferecem esperança, cuidado e consolo nestes tempos dolorosos de guerra na Palestina.

Economia de Francisco: Para uma partilha justa – Joana Castro Costa e Carlos Farinha Rodrigues
No dia 30 de abril, às 21h.30, na Capela do Rato, terá lugar a terceira sessão do ciclo de encontros «Para uma Sociedade mais Justa. Os desafios do pensamento social cristão». Neste encontro falaremos de: «Economia de Francisco: Para uma Partilha Justa e Solidária». À conversa estarão Joana Castro e Costa, gestora, e Carlos Farinha Rodrigues, professor universitário, com moderação de Francisco Sarsfield Cabral.

Quinta-Feira Santa – «Fazei isto em memória de mim»
Na Capela do Rato, a celebração da Ceia do Senhor, de Quinta-Feira Santa, dia 17 de abril, será às 19h. Esta celebração faz memória da centralidade da eucaristia na vida da Igreja e do ministério ordenado como serviço: «Assim como eu fiz, vós façais também». Com esta celebração vespertina, a liturgia católica dá início ao Tríduo Pascal. Será um momento significativo para expressarmos a nossa fé e vivência comunitária, fazendo memória do dom da inteira vida de Cristo: «Isto é o meu corpo, entregue por vós»

Semana Santa 2025 – «Deus amou tanto o mundo que deu o seu próprio Filho» (Jo 3,16)
Domingo, 13 de abril, com a celebração dos Ramos, damos início à Semana Santa. Na Capela do Rato vamos celebrar todas as etapas da Semana Santa, especialmente o Tríduo Pascal que exige maior colaboração de leitores, cantores e acólitos, pela sua ritualidade própria. Convidam-se, pois, todas as pessoas ligadas à Capela do Rato a participar nas celebrações da Semana Santa vivendo, através dos ritos, páscoa de Cristo em comunidade.

Domingo de Ramos – «Lançando capas sobre o jumentinho, fizeram montar Jesus» (Lc 19,35)
Domingo de Ramos, dia 13 de abril, às 11h.30, na Capela do Rato, a celebração começa com a bênção dos ramos, junto à entrada da Mãe de Água, no Jardim das Amoreiras. Segue-se, depois, a procissão para a capela e a celebração da eucaristia. Pede-se a todas as pessoas que vão participar na celebração para levar um pequeno ramo (de rosmaninho, alecrim, oliveira, palmeira…).

Haverá guerra justa? – gravação já disponível
Dia 27 de março, às 21h.30, teve lugar, na Capela do Rato, a segunda sessão sobre «Para uma sociedade mais justa: desafios do pensamento social cristão». À pergunta: «Haverá guerra justa?», ouvimos as respostas de José Manuel Pureza e Raquel Vaz Pinto, com moderação de José Fontes.

Peregrinação a Paray le Monial e às Abadias Cistercienses da Borgonha
De 11 a 18 de julho, a Comunidade da Capela do Rato vai organizar uma peregrinação a Paray le Monial e às abadias cistercienses da Borgonha. Pretende-se visitar lugares fundadores da espiritualidade do Coração de Jesus e da Ordem de Cister.

Haverá guerra justa? – José Manuel Pureza e Raquel Vaz Pinto
Dia 27 de março, às 21h.30, terá lugar, na Capela do Rato, a segunda sessão sobre «Para uma sociedade mais justa: desafios do pensamento social cristão». À pergunta: «Haverá guerra justa?», ouviremos as respostas de José Manuel Pureza e Raquel Vaz Pinto, com moderação de José Fontes. Esta reflexão procura interpretar os acontecimentos da atualidade à luz da doutrina social da Igreja.

Às quintas, na Capela do Rato, durante a Quaresma: tempo de oração e partilha da Palavra entre as 17h e as 20h
Durante as quintas feiras da Quaresma, a Capela do Rato estará aberta entre as 17h e as 20h para quem desejar ter um tempo de recolhimento e de oração.