Sínodo 2021 – 2023

Por uma Igreja sinodal – Comunhão, Participação, Missão

Objetivos

Questão fundamental

Dinâmicas

Participação de todos

Calendarização

Documentos e Links

Notícias

Sugestões de leitura

O Sínodo na Capela do Rato

A sinodalidade é uma forma de ser pela qual a Igreja vive a sua missão no mundo, que exige que todo o Povo de Deus esteja num caminho conjunto, com cada membro a desempenhar o seu papel crucial, unidos uns aos outros.

O objetivo deste Processo Sinodal é proporcionar uma oportunidade para todo o Povo de Deus discernir em conjunto como progredir no caminho para ser uma Igreja mais sinodal a longo prazo. Será um chamamento a renovar as nossas mentalidades e as nossas estruturas eclesiais, a fim de vivermos o chamamento que Deus faz à Igreja por entre os atuais sinais dos tempos.

O objetivo deste Sínodo e deste processo Sinodal é:

  • Escutar o que o Espírito Santo está a dizer à Igreja. Fazemo-lo escutando juntos a Palavra de Deus na Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja e, depois, escutando-nos uns aos outros e especialmente aos que estão à margem, discernindo os sinais dos tempos.
  • Não é produzir mais documentos. Pelo contrário, destina-se a inspirar as pessoas a sonhar com a Igreja que somos chamados a ser.
  • Não é apenas fazer uma série de exercícios que começam e param, mas um caminho de crescimento autêntico rumo à comunhão e à missão que Deus chama a Igreja a viver no terceiro milénio.

 

Questão fundamental

Como se realiza hoje, a diferentes níveis (do local ao universal) aquele “caminhar juntos” que permite à Igreja anunciar o Evangelho, em conformidade com a missão que lhe foi confiada; e que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal?

 

Dinâmicas da Capela do Rato

– Grupos de Oração e Reflexão Sinodal

  • Reativação dos Grupos já existentes da Fratelli Tutti e inclusão dos grupos de Reflexão da Comunidade de Sant’Egídio, MCE, Núcleo de Conversão Ecológica, pessoas em início de caminho e outros que se queiram formar;
  • Debate da questão fundamental + 2 núcleos temáticos à escolha (ver Documento preparatório, número 30) – os 2 núcleos temáticos escolhidos por cada grupo devem ser comunicados à equipa coordenadora até ao dia 25 de novembro de 2021
  • Reunião(ões) de partilha e debate com os resultados;
  • Envio dos contributos (em formato de síntese até 2 páginas) de cada grupo (até ao final de fevereiro de 2022);

– Assembleias Comunitárias de Reflexão Sinodal

– 3 Conferências dedicadas à dinâmica sinodal 

– Encontro Comunitário de Convívio Sinodal

– Elaboração do documento síntese a enviar ao Patriarcado de Lisboa ( 2 páginas)

Participação de todos

Todos somos chamados a participar ativamente neste processo sinodal. Pode deixar aqui o seu contributo para podermos integrar na nossa reflexão sinodal comunitária. Pode fazê-lo de forma anónima (os campos “nome” e “email”) não são de preenchimento obrigatório). O seu contributo será integrado e partilhado nas assembleias sinodais comunitárias. Desde já o nosso agradecimento pelo seu contributo. Se preferir poderá também enviar o seu contributo por email para sinodo@capeladorato.org

Calendarização

  • 25 outubro 2021 – Presença na Inauguração Diocesana do Sínodo
  • 10 novembro 2021 – Presença no Seminário de Orientação para a Equipa de coordenadores locais
  • 11 novembro 2021 – Webinar inaugural da Comunidade
  • 25 novembro 2021 – Comunicação à equipa coordenadora dos 2 núcleos temáticos escolhidos por cada grupo
  • 29 novembro 2021 – 21h30 – Conferência: A sinodalidade na vida da Igreja: interpelação espiritual, tarefa estrutural, estilo pastoral (Prof. Doutor José Eduardo Borges de Pinho) – link de acesso zoom (ID da reunião: 867 1308 9355 | Senha de acesso: 825247)
  • 5 dezembro 2021 – Encontro Comunitário de Convívio Sinodal (depois da Eucaristia)
  • 9 dezembro 2021 – 21h30 – Conferência: Caminho sinodal e discernimento comunitário. Como elaborar consensos e tomar decisões? link de acesso zoom (ID da reunião: 823 4049 7469 | Senha de acesso: 548067)
  • 13 dezembro 2021 – 21h30 – Conferência: Como entrar em processo sinodal? (Cristina Inogés-Sanz) – link de acesso zoom (ID da reunião: 864 4680 1439 | Senha de acesso: 402260)
  • 8 janeiro 2022 – 1ª Assembleia comunitária sinodal
  • 12 fevereiro 2022 – 2ª Assembleia comunitária sinodal
  • 27 fevereiro 2022 – Entrega da síntese dos grupos de reflexão e outros contributos
  • 16 março 2022 – Aprovação do documento síntese da comunidade
  • 31 março 2022 – Entrega do documento síntese da comunidade à Diocese
  • 3 abril 2022 – Almoço Comunitário de Convívio Sinodal 
  • 2022-2023 – Partilha com a comunidade dos resultados das várias fases do Sínodo e adaptação dos resultados à comunidade da Capela do Rato

Notícias do caminho sinodal na Capela do Rato

A sinodalidade na vida da Igreja

A sinodalidade na vida da Igreja

A inaugurar o ciclo de conferências sobre o atual caminho sinodal, organizado pela Capela do Rato (via zoom), terá lugar na próxima segunda feira, dia 29 de novembro, às 21,30h, a conferência do Professor Doutor José Eduardo Borges de Pinho, «A sinodalidade na vida da Igreja: interpelação espiritual, tarefa estrutural, estilo pastoral».

Caminho sinodal – Ciclo de Conferências

Caminho sinodal – Ciclo de Conferências

Para ajudar a construir uma base de reflexão teológico-prática, a Comunidade da Capela do Rato propõe um ciclo de três debates, a acontecer no início do Advento.

Caminho sinodal – grupos de escuta, oração e partilha

Caminho sinodal – grupos de escuta, oração e partilha

Com enorme expectativa, desejando incluir um número alargado de pessoas, a todos convidamos para este percurso. Vamos ativar os grupos «Fratelli Tutti» para que, neles, possa acontecer um caminho de escuta sincera do que o Espírito diz a cada pessoa, em seu modo de ser Igreja e de viver o evangelho. Também o «núcleo de conversão ecológica» tem o seu contributo a dar, como o MCE e a Comunidade de Santo Egídio. E outros grupos de escuta, oração e partilha podem ser criados: basta que as pessoas o queiram e se organizem.

O grande desafio da conversão comunitária

O grande desafio da conversão comunitária

Neste dia em que na Diocese de Lisboa tem início o processo sinodal a que o Papa Francisco convoca toda a Igreja, podemos identificar na passagem do evangelho a conversão comunitária/sinodal a que cada comunidade cristã é chamada: cumprir-se como lugar de escuta do grito dos pobres, dos excluídos, dos feridos, de todos os pedintes; ser lugar onde é possível dizer, com verdade, o que se sente, o que se pensa, o que se espera; passar de força de bloqueio no acesso a Cristo a força facilitadora do encontro e da relação pessoal com o Senhor.