Já está disponível a gravação da 2ª conferência sobre o caminho sinodal, do P. José Frazão Correia, SJ, «Caminho sinodal e discernimento comunitário».

Breve resumo da comunicação:

O caminho sinodal é uma prática. Não é um enunciado. Acontece, por isso, na exposição que o caminho em conjunto implica: sabe-se de onde se parte, mas sem se saber aonde se chega. É um exercício efetivo de discernimento espiritual que envolve múltiplos sujeitos, a partir de lugares particulares, segundo um determinado método. Usando terminologia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola, visa procurar, encontrar e eleger a vontade de Deus, uma vez retirados todos os “afetos desordenados. Para bem se dispor a percorrer o caminho, importa ter bem claro claro o fim, de modo a estabelecer o processo e a ordenar os meios que melhor conduzam a esse fim. À partida e em cada passo, é condição essencial avaliar a própria liberdade (“indiferença”), de modo a que o se procura, se encontra e, finalmente, se alege seja o “amor, quer e interesse de Deus” e não o ” próprio amor, querer e interesse”. Na verdade, a pratica sinodal é um amplo exercício de liberdade espiritual, no pressuposto de que o Senhor fala à Igreja no momento presente que lhe é dado viver, a partir de dentro e a partir de fora, e que se manifesta “entre” nós, através da palavra franca e da escuta generosa.

Nota biográfica:
José Frazão Correia, sj. É jesuíta desde 1995. Depois de estudos superiores em filosofia e teologia em Lisboa, Braga, Roma e Paris, doutorou-se em teologia fundamental, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Foi professor na Faculdade de Teologia da UCP, nos polos de Braga e do Porto. Foi Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus. Atualmente, é Diretor-Adjunto do centro Brotéria. Com o número de Janeiro de 2022, assumirá a direção da Revista homónima. Publicou com as Paulinas Editora “A fé vive de afeto” (2013) e “Entre-tanto” (2014).