O Gabinete de Escuta, ou GEscuta, como também é conhecido, é um projeto que nasceu em 2016, dentro da Pastoral da Saúde e com o apoio do Patriarcado de Lisboa, para fazer face a uma verdadeira necessidade social – a de ter alguém que nos acolha e nos acompanhe em épocas de maior angústia. No Gabinete de Escuta, qualquer pessoa é acolhida perante qualquer experiência de sofrimento ou vulnerabilidade, por exemplo, solidão, luto, diagnóstico de uma doença, mau relacionamento com os outros ou consigo mesmo, ausência de sentido de vida e desesperança.
Habitualmente, as pessoas têm uma série de encontros presenciais em que são acompanhadas psicoemocionalmente, através do Método de Relação de Ajuda que assenta na Psicologia Humanista. Ora, como todos sabemos, vivemos atualmente um período extraordinário com necessidade de isolamento e contenção social. Tempos extraordinários pedem medidas extraordinárias, pelo que o Gabinete de Escuta estará durante este período disponível para o acompanhamento telefónico de quem se sinta mais fragilizado, com sentimentos de tristeza, insegurança, raiva, solidão, ansiedade entre tantos outros que podem naturalmente ocorrer no momento que atravessamos.
Para tal, basta ligar o número 964 400 675 ou enviar um mail para gescuta@gmail.com ou, ainda, consultar o site www.gabinetedeescuta.pt onde se poderá igualmente deixar uma mensagem.