Curso dos Dias – 2025

IV Domingo do Advento

IV Domingo do Advento

Já está disponível o postal relativo ao IV Domingo do Advento. «Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor» (Mt 1,20). O sonho de José orienta a sua intenção inicial para uma ligação da sua vontade à de Deus. No desenho, a linha do horizonte que marca o centro da composição, faz a ligação entre o céu e a terra, na mesma cor, com pinceladas largas que se aproximam e afastam de nós, simbolizando a harmonia plena de viver em Deus.

«Encontrareis um Menino recém nascido, envolto em panos» (Lc 2,12)

«Encontrareis um Menino recém nascido, envolto em panos» (Lc 2,12)

Na Comunidade da Capela do Rato, a tradicional Missa do Galo será celebrada às 23h (do dia 24 de dezembro). Dia 25 de dezembro, a eucaristia será celebrada, como habitualmente, às 11h.30. Convidamos as pessoas que vão participar nas celebrações a trazer campainhas para se tocar durante o canto de Glória.

Bênção das imagens do Menino Jesus

Bênção das imagens do Menino Jesus

No IV Domingo do Advento, 21 de dezembro, no final da eucaristia, far-se-á a bênção das imagens do Menino Jesus que irão ser colocadas no presépio. Solicita-se, pois, que pessoas e famílias tragam as imagens do Menino Jesus para serem benzidas. Esta iniciativa é uma forma de encorajar a criar em cada família um presépio.

III Domingo do Advento

III Domingo do Advento

Já está disponível o postal relativo ao III Domingo do Advento. «Que fostes ver ao deserto?» (Mt 11,7) João Batista, preso, não pode ver Jesus, mas ouve falar dele e recebe a notícia: “os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres.” Em que lugares inóspitos, onde está ‘o menor do reino dos Céus’, falta a nossa voz que o anuncia?

Celebração Penitencial em tempo de Advento

Celebração Penitencial em tempo de Advento

No dia 15 de dezembro, às 21h, terá lugar na Capela do Rato uma celebração penitencial. Contamos com a presença de alguns sacerdotes para acolherem quem desejar celebrar o sacramento da reconciliação. Em tempo de Advento, somos convidados a preparar interiormente os caminhos do Senhor: a derrubar atalhos, a fazer florir desertos, a derramar perdão sobre as feridas da discórdia.

Celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia (325) – comentários ao Credo

Celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia (325) – comentários ao Credo

Para celebrar os 1700 do concílio de Niceia (325) em que se declarou a divindade de Jesus, o Filho de Deus, «consubstancial ao Pai», a Equipa de Liturgia da Capela do Rato organizou pequenos comentários a cada um dos artigos do Credo Niceno-Constantinopolitano. Os mesmos tiveram lugar ao longo de seis domingos durante a celebração da eucaristia dominical. Agora são publicados, como partilha, na esperança de poder ajudar a compreender e a viver melhor a fé que professamos no Credo.

Peregrinação a Paray-le-Monial e às abadias cistercienses da Borgonha (julho 2025)

Peregrinação a Paray-le-Monial e às abadias cistercienses da Borgonha (julho 2025)

Cumprindo um itinerário, simultaneamente, espiritual, cultural e paisagístico, aprofundámos duas tradições que marcaram o catolicismo ocidental, a espiritualidade cisterciense que deu forma à Europa no século XII, e a espiritualidade do Coração de Jesus que, a partir do século XVII, introduziu no catolicismo uma dimensão afetiva e de ternura.

II Domingo do Advento

II Domingo do Advento

Já está disponível o postal relativo ao II Domingo do Advento. «Uma voz clama no deserto» (Mt 3, ). O deserto, lugar estéril onde falta a água e se sucumbe perante o calor do Sol, é a fonte do anúncio de João Batista que, no local mais inóspito, batiza com água, o ouro do deserto. E se neste lugar se batiza com água, é também aqui que João anuncia que o Messias batizará ‘no Espírito Santo e no fogo.

Gravação já disponível – A “Dilexi te” em Perspectiva: Habitação / Migrações

Gravação já disponível – A “Dilexi te” em Perspectiva: Habitação / Migrações

A conversa realizou-se na Capela do Rato, no dia 2 de dezembro, e propôs uma leitura da Exortação Apostólica “Dilexit te” à luz das questões contemporâneas da Habitação e Migrações. Para o fazer, convidámos duas figuras muito conhecidas pela sua intervenção na área da Habitação e das Migrações, a arquiteta Helena Roseta e o sociólogo João Peixoto. Moderação de Ângela Barreto Xavier.

I Domingo do Advento

I Domingo do Advento

Já está disponível o postal relativo ao I Domingo do Advento. A proposta do artista plástico Mário Linhares baseia-se nos textos do evangelho de Mateus dos quatro domingos do Advento que me parecem apontar para quatro lugares: o mar, o deserto, a prisão e o sonho.