Curso dos Dias – 2025
Gravação já disponível – A “Dilexi te” em Perspectiva: Habitação / Migrações
A conversa realizou-se na Capela do Rato, no dia 2 de dezembro, e propôs uma leitura da Exortação Apostólica “Dilexit te” à luz das questões contemporâneas da Habitação e Migrações. Para o fazer, convidámos duas figuras muito conhecidas pela sua intervenção na área da Habitação e das Migrações, a arquiteta Helena Roseta e o sociólogo João Peixoto. Moderação de Ângela Barreto Xavier.
Da Alegria – Curso de Filosofia, Literatura e Espiritualidade
Vai realizar-se, entre 19 de Janeiro e 4 de Maio de 2026, a 11ª edição dos Cursos de Filosofia, Literatura e Espiritualidade da Comunidade da Capela do Rato sob o tema DA ALEGRIA.
I Domingo do Advento
Já está disponível o postal relativo ao I Domingo do Advento. A proposta do artista plástico Mário Linhares baseia-se nos textos do evangelho de Mateus dos quatro domingos do Advento que me parecem apontar para quatro lugares: o mar, o deserto, a prisão e o sonho.
A “Dilexi te” em Perspectiva: Habitação / Migrações – Capela do Rato, 2 de Dezembro, 18h.30
A conversa propõe uma leitura da Exortação Apostólica “Dilexit te” à luz das questões contemporâneas da Habitação e Migrações. Para o fazer, convidámos duas figuras muito conhecidas pela sua intervenção na área da Habitação e das Migrações, a arquiteta Helena Roseta e o sociólogo João Peixoto. Moderação de Ângela Barreto Xavier.
Maria do Carmo da Silva Sennfelt (1936-2025)
Ontem, dia 9 de novembro, no final da tarde, a querida Carmo Sennfelt «inclinando a cabeça, entregou o espírito». Partiu serenamente acompanhada em sua casa por filhos e netos, num momento de profunda serenidade e interioridade. Para a Comunidade da Capela do Rato, a Carmo foi um forte elo de ligação entre todos nós. Sentimos a tristeza da sua partida, agradecemos o dom da sua vida.
Deus escuta o coração
As três leituras dizem-nos que a oração verdadeira nasce da humildade, a justiça verdadeira nasce da compaixão, e a vida verdadeira é aquela que se oferece como libação.
“Era um samaritano”
Na humanidade dos estrangeiros, aquela que por vezes rejeitamos e ignoramos, revela-se a nossa própria humanidade. A indiferença, o medo, o ressentimento, dão lugar ao encontro, ao mútuo reconhecimento, à alegria da vida salva e curada, à gratidão: «Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro»?
Um Judeu Chamado Paulo, de Mathew Thiessen – Lançamento do livro na Capela do Rato
A obra do autor norte-americano Mathew Thiessen, Um Judeu Chamado Paulo, será lançada na Capela do Rato no dia 6 de novembro, pelas 18h.30. Editada pela Temas de Debates, a obra pretende apresentar Paulo em suas raízes judaicas.
Mensagem do Capelão para o ano pastoral 2025-26
Embora o novo ano pastoral avance veloz, não queria deixar de vos dirigir uma palavra pessoal, enquanto capelão da Capela do Rato, à semelhança dos anos anteriores.
Úteis servos inúteis
Uma das mais profundas razões de felicidade quotidiana, é a entrega generosa às nossas responsabilidades e a alegria de um serviço bem cumprido. Não nos sentimos inúteis, porque tantas coisas dependem de nós. A nossa responsabilidade não precisa de ser premiada: vale por si mesma.
Percurso de preparação para os sacramentos da iniciação cristã 2025/2026
No dia 11 de novembro de 2025 iniciaremos mais um percurso de preparação para os sacramentos da iniciação cristã. As inscrições poderão ser efetuadas até ao dia 31 de outubro através de email para o endereço percurso@capeladorato.org
«E vós, quem dizeis que Eu sou?»
No dia 29 de junho de 2025, Solenidade de S. Pedro e S. Paulo, a partilha pública da Palavra de Deus foi preparada pelo grupo sinodal «Crescer», do qual fazem parte Alfreda Fonseca, Cecília Vaz Pinto, Mendo Henriques, Sofia Távora e Catarina Castel Branco que proclamou a meditação. «Trata-se de fazer ecoar em nós, com profundidade cada vez maior, as questões que nos revelam, as perguntas que nos movem a falar de nós mesmos, sobre quem amamos e seguimos, de quem cuidamos e a quem ajudamos. A nossa identificação à pessoa de Jesus Cristo, é uma adesão sempre frágil e imperfeita».