Na próxima sessão do ciclo «Leituras do Apocalipse em tempo de pandemia», organizado pela Capela do Rato, o ator e encenador Luís Miguel Cintra comenta e lê o Livro do Apocalipse. A sessão, a partir de gravações prévias, será transmitida no próximo sábado, 28 de novembro, a partir das 18h, no site da Capela do Rato e no facebook.

Num primeiro momento, Luís Miguel Cintra partilha, de forma impressionista, a sua visão tão pessoal e apaixonada do Livro do Apocalipse, essa «apaixonada exaltação do fim dos textos», escrita com um «genial talento poético» e a ler com uma corajosa inocência; trata-se de um comentário gravado intencionalmente para esta sessão. Num segundo momento, voltaremos a ouvir a gravação em áudio da leitura que o Ator fez do Apocalipse, na Capela do Rato, em julho de 2011.

O texto lido é a tradução do Novo Testamento a partir grego para português de João Ferreira Annes d’Almeida, publicada em 1681, com fixação do texto por José Tolentino Mendonça.

A gravação vídeo do comentário foi feita na própria residência do Ator por Rui Teigão, com apoio logístico de Ana Lúcia. A gravação em áudio foi gravada na própria Capela do Rato por Nuno Leonel e Joaquim Leite, vertida para versão mp3 por Pedro Matos. É possível dispormos desta versão áudio por gentil e generosa partilha de Luís Miguel Cintra e da editora Presente que muito agradecemos.