O Livro do Apocalipse é o grito de triunfo e de esperança, das primeiras comunidades cristãs, no meio de perseguições, morte, de violência, de vida comunitária que se desfaz e dispersa no medo. É o livro da proclamação da soberania de Cristo (Cordeiro Imolado) sobre os impérios deste mundo; é um poderoso apelo à resistência, à esperança e ao testemunho ativo dos cristãos. Com uma visão dramática da história, marcada pela luta entre o bem e o mal, a vida e a morte, o Apocalipse celebra o triunfo da vida, da humanidade reconciliada e salva de todos os perigos e dores. É o Livro do Advento da Igreja que grita de desejo, do profundo da sua dor e angústia, pela vinda do Senhor: «Vem, Senhor Jesus».

Na continuidade da sua tradição de colocar em diálogo a experiência cristã com as inquietações do mundo contemporâneo, a Comunidade da Capela do Rato propõe-se (re)ler o Livro do Apocalipse a partir do drama da atual crise pandémica. Também nós, hoje, crentes e não crentes, precisamos de uma mensagem consoladora para a nossa dor, as nossas lágrimas e o luto pelos nossos mortos. Constitui também uma proposta para melhor viver o Tempo do Advento, neste tempo dramático da vida da humanidade que atinge cada um de nós.

Através de um ciclo de três sessões, pretende-se colocar em diálogo a teologia bíblica com a arte dramática e a criação artística. No primeiro encontro, convocamos o saber bíblico do Professor Doutor João Duarte Lourenço que nos apresentará a reflexão: «“Abrir as páginas seladas”. O Apocalipse, uma profecia para tempos de crise». No segundo encontro, o ator e encenador Luís Miguel Cintra comenta e lê o Livro do Apocalipse. No terceiro encontro, a pintora Emília Nadal oferece-nos uma reflexão sobre o Livro do Apocalipse como fonte de inspiração artística.

25.11.2020: 21h.30
«Abrir as páginas seladas». O Apocalipse, uma profecia para tempos de cris. Prof. Doutor João Duarte Lourenço, FT/UCP

 

28.11.2020: 18h.00
O Apocalipse lido por Luís Miguel Cintra

02.12.2020: 21h.30
O Apocalipse fonte de inspiração artística. Pintora Emília Nadal.

 Fotos de pinturas de Emília Nadal sobre o Apocalipse (gentil cedência da autora).

(Emília Nadal: A Fonte. A Visão do Cordeiro)

(Emília Nadal: A Pedra Branca)

(Emília Nadal: O Triunfo do Cordeiro sobre os impérios e ameaças)