Na preparação da peregrinação às abadias cistercienses da Borgonha, dia 26 de junho, quinta feira, pelas 19h00, a Professora Doutora Maria Luísa Jacquinet apresenta a reflexão: A estética cisterciense: Rudeza ou sublimidade? A Ordem de Cister, marcada por uma espiritualidade austera e despojada, deu origem também a uma estética minimalista que deu forma à arquitetura das abadias cistercienses.
No dia 28 de junho, sábado, organiza-se uma visita aos Mosteiros cistercienses de Alcobaça e Cós – mais informações aqui.
Nota biográfica da Professora Doutora Maria Luísa Jacquinet
Maria Luísa Jacquinet é docente universitária, investigadora e consultora em Património Histórico. Doutorou-se em História, especialidade de História da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde, na mesma área, se licenciara. Detém igualmente formação em Museologia, Património e Direito do Património Cultural. Tem participado em projetos, nacionais e internacionais, relativos à História religiosa das Épocas Moderna e Contemporânea. A sua investigação versa essencialmente os domínios da espiritualidade cristã e do património monástico-conventual.
