Quarta-feira, 4 de junho, pelas 19h, na Capela do Rato, teve início o primeiro encontro de preparação da Peregrinação a Paray le Monial e às Abadias Cistercienses da Borgonha. Tivemos connosco o P. Paulo Duarte, da Companhia de Jesus, para propor uma introdução à espiritualidade do Coração de Jesus: De coração a coração: Génese e atualidade da espiritualidade do Coração de Jesus. (Uma leitura de Dílexit nos).

Antigo mosteiro cluniacense, Paray-le-Monial foi o lugar onde, em meados do século XVII, Santa Margarida Maria Alacoque teve a sua experiência mística do amor apaixonado do Coração de Jesus pela Humanidade. A devoção ao Coração de Jesus, dimensão afetiva da espiritualidade católica, foi divulgada pelo padre jesuíta Cláudio de La Colombière. Esta profunda relação entre a espiritualidade do Coração de Jesus e a espiritualidade inaciana foi aprofundada na última encíclica do saudoso Papa Francisco, Dilexit Nos, o seu testamento espiritual. Paray-le-Monial é hoje um dos principais lugares católicos de peregrinação.

Nota biográfica do P. Paulo Duarte, SJ

Jesuíta, padre, nasceu em Portimão, em 1979. Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia (UCP/Braga) e em Teologia pela Faculdade de Teologia de Comillas, em Madrid; mestre em Teologia Fundamental pelo Centre Sèvres de Paris, com a tese «Amanhã será o meu dia de dança» – pistas para um estudo teológico da dança e do corpo. Com interesses de estudo e investigação por questões antropológicas, como a busca do sentido da vida, a reconciliação com a corporeidade e a arte, pela dança. Frequentemente solicitado para o acompanhamento de pessoas, em formações, conversas, orientação de retiros, celebrações. Presente nas redes sociais e, ocasionalmente, em programas televisivos, procura manter uma viva comunicação com a sociedade contemporânea. Atualmente tem como missão estar como adjunto do diretor nacional da Rede Mundial de Oração pelo Papa. Tem dois livros publicados: Deus como Tu (2018) e Rezar a vida. A experiência da fé no quotidiano (2019).

Paray le Monial

Paray le Monial