Para melhor compreender e viver melhor in loco o itinerário da nossa peregrinação, propõe-se um ciclo de quatro encontros sobre história, espiritualidade, arte e cultura relacionadas com os lugares que vamos visitar. Começamos por aprofundar a espiritualidade do Coração de Jesus, a partir da experiência mística de Santa Maria Alacoque, em Paray le Monial, que se cruza com a espiritualidade inaciana.
Mergulhando no imaginário monástico da Idade Média, visitaremos dois lugares que foram, nos séculos XI e XII, polos de reforma da Igreja, Cluny (ordem Beneditina) e depois Cister. Aprofundaremos os fundamentos da estética cisterciense, a sua sobriedade na arquitetura, na imaginária, na iluminura, na liturgia, despojada de qualquer excesso figurativo e iconográfico. Expressão mais apurada, entre nós, da estética cisterciense, é o mosteiro de Alcobaça.
Figura de proa da Ordem de Cister foi Bernardo de Claraval, grande líder religioso e político na Europa do século XII. Personalidade complexa, arrebatadora, de grande densidade contemplativa e interventiva, ele nos deixou os mais belos textos medievais sobre Nossa Senhora, a humildade, a denúncia do poder político e religioso, a defesa dos judeus, mas também a mobilização das cruzadas para a Terra Santa. Através da leitura de textos selecionados de S. Bernardo, aprofundaremos a espiritualidade cisterciense.
Percorrendo um itinerário, simultaneamente, espiritual, cultural e paisagístico, aprofundaremos duas tradições que marcaram o catolicismo ocidental, a espiritualidade cisterciense que deu forma à Europa no século XII, e a espiritualidade do Coração de Jesus que, a partir do século XVII, introduziu no catolicismo uma dimensão afetiva e de ternura.
Datas dos encontros:
4.06.2025: 19h
De coração a coração: A espiritualidade do Coração de Jesus.
Génese e atualidade (uma leitura de Dílexit nos)
P. Paulo Duarte, SJ
18.06.2023: 19h
Cluny e Cister: Os polos da reforma da Igreja medieval
João Fontes
26.06.2025: 19h
A estética cisterciense: Rudeza ou sublimidade?
Maria Luísa Jacquinet
28.06.2025
Visita à Abadia de Alcobaça e de Cós.
03.07.2025: 19h
A espiritualidade cisterciense:
Leitura(s) de S. Bernardo de Claraval
P. António Martins
