Rosário Rebello de Andrade
«Hão-de correr do seu coração rios de água viva»
(Jo 7, 38)
«Peço ao Senhor Jesus Cristo que, para todos nós, do seu Coração santo brotem rios de água viva para curar as feridas que nos infligimos, para reforçar a nossa capacidade de amar e servir, para nos impulsionar a fim de aprendermos a caminhar juntos em direção a um mundo justo, solidário e fraterno. Isto até que, com alegria, celebremos unidos o banquete do Reino celeste. Aí estará Cristo ressuscitado, harmonizando todas as nossas diferenças com a luz que brota incessantemente do seu Coração aberto. Bendito seja!»
(Papa Francisco, Dílexit nos, 220)
A proposta dos postais de Advento 2024 baseia-se na recente encíclica do Papa Francisco, Dílexit nos (Amou-nos): «… em tudo isso somos mais que vencedores graças Àquele que nos amou» (Rm 8,37). Em cada domingo do Advento (o II coincide com a Imaculada Conceição) propõe-se para meditação um trecho da Encíclica, a motivar a sua leitura completa. A imagem pretende ser uma proposta/sugestão de contemplação e de visualização da palavra escrita, pois também a Palavra de Deus sugere à visão «iluminações», vislumbres, rasgos de luz e de cor… A sequência dos quatros postais, na complementaridade entre imagem visual e texto escrito, pretende ser uma aproximação ao coração rasgado de Cristo que, pela sua ferida aberta de amor, nos incorpora em suas entranhas de compaixão.
As pinturas e fotografias que «dão a ver» os trechos da encíclica Dílexit nos são da autori da artista plástica Rosário Rebello de Andrade.
Nota biográfica:
Rosário Rebello de Andrade nasceu a 1953, em Santo Tirso, Portugal. Artista multidisciplinar, os seus trabalhos vão da pintura ao desenho, até à instalação ou vídeo. Entre 1985 e 1993 estudou no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Foi bolseira na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (1993) e na Fundação Calouste Gulbenkian (1994/1995). De 1994 a 1997 assume a posição de docente em Pintura e Desenho no Ar.Co.
Desde 1998 que vive na Alemanha, país onde já por diversas vezes apresentou as suas obras, incluindo na Galerie Andi Schmitt, Würzburg (2004), Galerie LS-LandskronSchneidzik, Nuremberga (2006), ou no Schloss Zeilitzheim, Alemanha (2011).
Em 2019 apresentou a exposição – “Mil Passos para Alcançar o Mundo” na Galeria do Camões Berlim.