Quarta-feira, 18 de dezembro, às 21h30, na Capela do Rato, teve lugar a sessão «Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios na Medicina». Foram intervenientes o médico neurologista Alexandre Castro Caldas e o jurista Henrique Sousa Antunes. Foi a última conferência de uma parceria entre a Capela do Rato e a Associação de Juristas Católicos. A organização desta conferência integrou também a Associação dos Médicos Católicos.
Notas biográficas
ALEXANDRE CASTRO CALDAS
Fez a licenciatura em Medicina, o Doutoramento e as Provas de Agregação na Faculdade de Medicina de Lisboa onde foi Professor Catedrático de Neurologia e Diretor do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria.
Em 2004 foi convidado pela Universidade Católica Portuguesa para organizar a área da saúde que hoje tem uma Faculdade de Medicina Dentária, uma Faculdade de Medicina e uma Faculdade de Ciências da Saúde e de Enfermagem. Hoje é Coordenador da área da Saúde da Universidade Católica.
Ao longo da vida desempenhou múltiplos cargos de direção em sociedades científicas nacionais e internacionais e é Membro Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa de Medicina.
Publicou mais de 200 artigos científicos em revistas internacionais e 10 livros. Recebeu vários prémios de que realça o Grande Prémio BIAL de Medicina e o Distinguished Career Award da International Neuropsychological Society.
HENRIQUE SOUSA ANTUNES
É Professor Associado na Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretor da Escola entre 2011 e 2013. Em 2014 recebeu o prémio Alumni da Católica em Direito, pelo alinhamento do seu percurso de vida com os princípios de excelência e a matriz humanista da Universidade.
Leciona na área do Direito Privado, regendo, nomeadamente, Direito das Obrigações, Direitos Reais, Direito Europeu do Consumidor e Teoria e Prática da Indemnização.
É membro do Católica Research Centre for the Future of Law, onde coordena o grupo de trabalho “Direito e Inteligência Artificial”, e vem participando em projetos de investigação de diversas instituições internacionais. É cocoordenador do LL.M. “Law in a Digital Economy” (Católica Global School of Law) e autor de diversas publicações em Direito Privado, designadamente sobre Direito das Obrigações, Direitos Reais, Direito das Fundações, tutela coletiva dos direitos e Direito e Inteligência Artificial.