No dia 3 de agosto, às 19h.30, na Capela do Rato, Fr. Lawrence Freeman, monge beneditino inglês, fará uma conferência/meditação sobre meditação contemplativa, «Deus está à nossa espera». Pretende-se propor a prática da meditação, a partir da capacidade de estar totalmente presente no momento presente. É um evento organizado pela Comunidade de Meditação Cristã no âmbito das JMJ. Convidam-se todas as pessoas que possam estar presente. A conferência/meditação será também transmitida via zoom, com o seguinte link de acesso:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95515134530?pwd=VndHS0hjeGxDRXc5RkdMYzRiejhEdz09
ID da reunião: 955 1513 4530
Senha de acesso: 127484
A COMUNIDADE MUNDIAL DE MEDITAÇÃO CRISTÃ
A Comunidade Mundial de Meditação Cristã (CMMC) foi constituída em 1991, durante o Seminário John Main desse ano. A CMMC prossegue o trabalho iniciado em 1975 por Dom John Main OSB, quando fundou o primeiro Centro de Meditação Cristã no seu mosteiro de Ealing Abbey em Londres. A convite do Arcebispo de Montreal, John Main foi para essa cidade para estabelecer um Priorado Beneditino baseado não só na vida tradicional beneditina, como também em tempos regulares de meditação em comum e especialmente vocacionado para o ensino desta tradição cristã de oração contemplativa.
A CMMC é uma comunidade contemplativa ecuménica espalhada por mais de cem países. A sua missão é divulgar a tradição da oração contemplativa na Igreja como uma dimensão central e essencial de toda a espiritualidade cristã. Também promove o desenvolvimento gradual da comunidade que decorre dessa experiência do silêncio na fé, sobretudo a partir de pequenos grupos de meditação, que se reúnem em casas, paróquias, hospitais, escolas, prisões, universidades e locais de trabalho.
FR. LAWRENCE FREEMAN, OSB
Laurence Freeman é um monge beneditino da Congregação do Monte Oliveto e Director espiritual da World Community for Christian Meditation. Nasceu em Inglaterra, onde foi educado pelos Beneditinos e estudou literatura inglesa na Universidade de Oxford.
Antes de entrar para a vida monástica, teve experiência profissional nas Nações Unidas, na banca e no jornalismo. No Mosteiro, o seu diretor espiritual foi John Main, com quem ele estudou e a quem ajudou a criar o primeiro Centro de Meditação Cristã, em Londres. Em 1977 foi com John Main, a convite do Arcebispo de Montreal, estabelecer uma comunidade beneditina de monges e de leigos dedicados à prática e ensino da Meditação Cristã.