Conferência da Comunidade de Santo Egídio com Daniela Moretti e o testemunho de Dawood Yousefi | Capela do Rato, 26 de março, 17h

Sendo a Paz, um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade, convidamos toda a Comunidade da Capela do Rato a juntar-se a esta conferência organizada pela Comunidade de Santo Egídio sobre a importância da Paz, com Daniela Moretti e o testemunho de Dawood Yousefi.

Dawood Yousefi é originário de Daykundi, uma província no coração do Afeganistão de maioria hazara, onde nasceu em 1987. No Afeganistão, estudou e trabalhou em uma carpintaria e foi voluntário da Cruz Vermelha. Nasceu num país em guerra e não queria matar ninguém nem ser morto. Então, juntamente com quatro amigos, decidiram sair, uma odisseia de onze meses até chegarem a Roma. Em Roma, junto com outros amigos afegãos, acamparam na Piazzale dei Partigiani, perto da estação Ostiense, onde entraram em contacto com a Comunidade de Sant’Egidio.

Dawood atingiu a maioridade em Itália e hoje leciona numa escola primária para crianças com deficiência, além disso é mediador cultural e intérprete. Em 2018, participou no filme de Costanza Quatriglio, “Parece meu filho”, dedicado à história de uma criança que fugiu do Afeganistão.
A 15 de Agosto de 2017, ao ajudar a Comunidade em Lesbos, citou o seguinte : «Alguns dias depois estive em Fiumicino para dar roupas, lanches e brinquedos às crianças que chegaram do Afeganistão. Pessoas que em poucas horas tiveram que deixar tudo para se salvarem. Olhei-os nos olhos e foi como reviver a minha experiência».

Os pais de Dawood, uma irmã e um irmão conseguiram deixar Herat em 17 de agosto de 2018 e agora estão no Irão com parentes e conhecidos. “Agora é difícil sair do Afeganistão”, diz Dawood, “mas as pessoas estão desesperadas e tentaram viajar em vão de qualquer maneira, talvez até arriscando suas vidas. Não é possível viver sob o regime Talibã. O Afeganistão é o lugar errado. Lá ninguém nasce para viver, mas apenas para sobreviver».

PAUSA ESTIVAL

A Capela do Rato encontra-se em pausa estival, reabrindo a 15 de setembro, com a Eucaristia às 11h30.

You have Successfully Subscribed!