Não cessando de nos surpreender, o Papa Francisco lançou uma enorme tarefa à Igreja universal: ouvir o povo de Deus, através de um longo processo de escuta, com vista ao encontro de alicerces ajustados à construção de uma igreja adequada aos novos tempos. Todo um percurso a fazer, a partir das bases, um caminho inovador e profético, denominado Caminho Sinodal.
Sabemos que se trata de uma caminhada por etapas, três: a primeira diocesana, a segunda, a organizar por continentes, terminando com um grande sínodo episcopal em outubro 2021; as três etapas têm a mesma ordem de trabalhos: ” Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Tentando responder a esta chamada, a comunidade da Capela do Rato, não poderia deixar de se associar a este grande desafio, lançado pelo nosso Papa Francisco, na tentativa de,iluminados pelo Espírito Santo, aproveitar esta oportunidade de dar o seu contributo, manifestando-se e fazendo-se ouvir sobre o presente e o futuro da Igreja que somos.
Como fazer? Dando voz de facto ao maior número de pessoas na nossa comunidade?
A experiência positiva realizada no ano pastoral anterior, com a leitura da Encíclica Fratelli Tutti e a constituição de “grupos Fratelli Tutti”, mostrou-nos que, reunidos em pequenos grupos, conseguimos ouvir-nos melhor e, interagindo e apoiados, fazemos um melhor trabalho. Esta foi uma boa prática que ocorreu de imediato, de forma natural, uma estratégia experimentada, passível de retomar e de multiplicar na comunidade onde a semente já foi lançada e produziu bom fruto.
Assim, com enorme expectativa, desejando incluir um número alargado de pessoas, a todos convidamos para este percurso. Vamos ativar os grupos «Fratelli Tutti» para que, neles, possa acontecer um caminho de escuta sincera do que o Espírito diz a cada pessoa, em seu modo de ser Igreja e de viver o evangelho. Também o «núcleo de conversão ecológica» tem o seu contributo a dar, como o MCE e a Comunidade de Santo Egídio. E outros grupos de escuta, oração e partilha podem ser criados: basta que as pessoas o queiram e se organizem.
Cada grupo procurará responde, com verdade e liberdade, à grande questão que o Sínodo nos coloca:
Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? (DP 26)
Ao responder a esta pergunta, somos convidados a:
- Recordar as nossas experiências: que experiências da nossa Igreja particular a interrogação fundamental vos traz à mente?
- Reler estas experiências mais profundamente: Que alegrias proporcionaram? Que dificuldades e obstáculos encontraram? Que feridas fizeram emergir? Que intuições suscitaram?
- Colher os frutos para compartilhar: Nestas experiências, onde ressoa a voz do Espírito? O que ela nos pede? Quais são os pontos a confirmar, as perspetivas de mudança, os passos a dar? Onde alcançamos um consenso? Que caminhos se abrem para a nossa Igreja particular?
A invocação do Espírito Santo na celebração de domingo passado, marcou o seu início na comunidade da Capela do Rato.
Na certeza de que Ele permanece no meio de nós e nos acompanhará, convocamos toda a comunidade para uma grande assembleia, marcada para dia 11 novembro, pelas 21,30 horas, via Zoom, altura em que teremos ocasião de conversar e de nos organizar:
https://us02web.zoom.us/j/81320651884?pwd=bUQrNGZxMDNQayt6Q1ZyK1lxd0dYQT09
ID da reunião: 813 2065 1884
Senha de acesso: 424665
Contamos desde já com uma equipa coordenadora, apresentada também este último domingo e constituída por: Ângela Barreto Xavier, Sandra Chaves Costa, Emanuel Soeiro, Ana Grácio, elemento jovem do MCE, e pelo diácono José Alberto. Esta equipa fará o acompanhamento dos trabalhos e terá a tarefa de redação final das conclusões, a enviar.
Chegou a hora! Com alegria, “partimos” confiantes, dando graças por esta ocasião oferecida pelo nosso querido Papa Francisco, uma benção! Que o Espírito Santo permaneça no meio de nós!