No próximo dia 10 de março, pelas 19h (quarta feira), terá lugar o segundo encontro da Quaresma, proposto pelo Comunidade da Capela do Rato, integrado no ciclo «Do claustro para o mundo, do mundo para o claustro. Comunhão solidária de esperanças e angústias». Estará connosco Fr. Carlos Antunes, um velho amigo de alguns de nós, hoje monge cisterciense no Mosteiro do Sobrado, na Galiza, para partilhar a sua experiência e reflexão sobre a prática do jejum.
Através deste ciclo de três encontros, procura-se revisitar, atualizando, a tradicional ascese quaresmal, e de toda a vida cristã, marcada pela prática da esmola, do jejum e da oração. Assim se propõe a toda a Comunidade da Capela do Rato, e a todos os amigos que nos seguem nas redes sociais, um possível itinerário quaresmal, feito de testemunhos, de partilha de experiências, de uma fidelidade criativa ao evangelho inspiradora de novos comportamentos e práticas.
Link para entrar na sessão:
https://us02web.zoom.us/j/87362935350?pwd=YlBacmFDZm8xZGM2Rjd3U3NoYkhiQT09
Publica-se um vídeo que nos dá a ver, no exterior, a imponência maneirista e barroca do Mosteiro do Sobrado, e no interior o belo espaço da capela, lugar central de uma das dimensões estruturantes da regra de S. Bento (ora), a oração comunitária dos Salmos ao ritmo das horas litúrgicas. O vídeo foi gravado no ano passado durante o tempo pascal, em pleno confinamento.

Foto: Willy Ronis. Le petit parisien, 1952