“A caridade é dom, que dá sentido à nossa vida e graças ao qual consideramos quem se encontra na privação como membro da nossa própria família, um amigo, um irmão”
Papa Francisco
Inspirada pela mensagem do Papa Francisco, a Comunidade de Sant’Egídio vem lançar à comunidade do Rato um convite para “viver uma Quaresma de caridade”.
Este nosso convite traduz-se em transformar a renuncia quaresmal de cada um ou de cada família num gesto concreto para as nossas famílias da Escola da Paz e da Plataforma de Ajuda.
A primeira sugestão seria a construção de um cabaz de bens alimentares (bens não perecíveis), ao longo da Quaresma, para ser entregue na Capela do Rato a partir do Domingo de Ramos e chegar posteriormente a uma destas famílias carenciadas.
Basta enviar e-mail para: santegidioportugal@gmail.com
Ser-lhe-á atribuída uma família (número do agregado familiar, de crianças, e indicação da respetiva situação) e indicados os procedimentos para a respetiva entrega no Domingo de Ramos, na Capela do Rato.
A segunda sugestão seria transformar a sua renúncia num bem material como cobertores, tapetes, loiça, talheres, que muita falta faz a estas famílias. Esse bem material poderá ser entregue na Capela do Rato a partir do Domingo de Ramos ou poderá ser oferecido através de um donativo referindo “Quaresma Fraterna”. Para facilitar, colocaremos no site a lista de material.
Basta consultar a lista de material (carregar aqui) e enviar e-mail para: santegidioportugal@gmail.com, referindo o que pretende oferecer e qual a modalidade que prefere:
- Entregar na Capela, no Domingo de Ramos
- Transferir a importância correspondente ao objeto a oferecer, para que a Comunidade de Sant’Egídio o adquira e entregue, da sua parte (NIB Comunidade de Sant’Egídio Portugal: PT50 0035 0413 0004 6647 4304 0)
- Fazer um donativo referindo “Quaresma Fraterna”. Assim, esta sua renúncia será revertida para estas famílias, permitindo uma Páscoa Feliz e condições de vida mais dignas. (NIB Comunidade de Sant’Egídio Portugal: PT50 0035 0413 0004 6647 4304 0)
A Comunidade de Sant’Egídio deseja a todos uma boa caminhada quaresmal.
Para inspiração, deixamos a frase com que o Cardeal Tolentino termina a sua crónica desta semana no Expresso:
“A esmola retira-nos do conforto autorreferencial. Torna objetivos a compaixão, a solidariedade e o cuidado que nos permitem passar da indiferença à responsabilidade pelos outros, sobretudo os mais vulneráveis.”