Queridos amigos da Capela do Rato

Em março, a nossa vida mudou e desde aí que tivemos de nos habituar a esta nova realidade. Infelizmente, muitos foram aqueles que não conseguiram adaptar-se. Vendo as dificuldades entre as nossas famílias da escola da paz, a Comunidade de Sant’Egídio soube que este problema chegava a muitas mais famílias. Assim, começou esta plataforma de ajuda, um serviço para chegar aqueles, que viram os seus rendimentos a serem reduzidos ou até eliminados por causa desta pandemia.

Quando lançamos este serviço, não saberíamos como iria correr, mas a verdade é que a ajuda chegou de muitas formas. Desde março, que se juntaram 35 voluntários a esta causa e têm sido incansáveis a fazer chegar cabazes às mais de 25 famílias. No total, entre quem ajuda e é ajudado, são mais de 200 vidas que mudaram nestes últimos meses e a todos vos agradeço, pois também fazem parte deste sonho.

Inspirados por este espírito do advento e sendo esta uma altura para fomentar a paz, este ano desejamos levar este espírito a muitos mais. Não podendo, este ano, estarmos reunidos à volta de uma grande mesa para celebrar a ceia de Natal, queremos transformar este num Natal Itinerante, levando uma ceia de Natal a todas esta famílias, com presentes para cada uma como se fosse um pequeno milagre de Natal para cada uma destas famílias.

Assim, gostaríamos de vos convidar a participar nesta aventura, que poderá traduzir-se:

  1. Entregas de bens para oferta na Capela do Rato (cobertores, brinquedos, louça…) deverão registar-se até à missa do dia 20 de dezembro, 11 horas. Agradecemos se as entregas puderem coincidir com os dias em que é celebrada Eucaristia na Capela (dias 8, 13 ou 20, antes ou depois das 11 horas.)
  2. Voluntariado para embrulhos será nos dias 21 e 22 na Capela do Rato. Pedimos e-mail com a disponibilidade das horas, para fazermos escala evitando a permanência simultânea de muitos voluntários. Também agradecemos que cada um venha munido do seu “Kit- embrulho”: fita-cola, tesoura, bem como papel da cor preferida, fita, laços… e muita criatividade.
  3. Voluntariado para entregas dos cabazes e prendas nas casas das famílias será nos dias 23 e 24. Pedimos e-mail com a disponibilidade das horas, para organizarmos as “partidas”, com início na Capela. Desde já pedimos registo fotográfico das entregas às famílias, para que possamos partilhar com todos a beleza deste Natal itinerante!
  4. Doações para a conta de Sant’Egídio, para ajudar na compra dos restantes presentes de Natal e das ceias de Natal, bem como de um reforço monetário para continuarmos este serviço até ao fim da pandemia.

(IBAN da Comunidade de Sant’Egídio: PT50 0035 0413 0004 6647 4304 0 )

Gostaria de terminar este apelo com uma passagem da encíclica Fratelli Tutti:

“A solidariedade manifesta-se concretamente no serviço, que pode assumir formas muito variadas de cuidar dos outros. O serviço é, «em grande parte, cuidar da fragilidade. Servir significa cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo»

E-mail: santegidioportugal@gmail.com

IBAN da Comunidade de Sant’Egídio: PT50 0035 0413 0004 6647 4304 0