Todos conhecemos a situação trágica que o Líbano atravessa, em que a crise económica, social e política foi severamente agravada pelas explosões que devastaram Beirute e, para além de mortos e feridos, deixaram desalojadas cerca de 300.000 pessoas.

Neste recomeço da Eucaristia na Capela do Rato, lançamos o apelo para apoio à campanha “Ajudar o Líbano”, organizada pelos Jesuítas através do Ponto SJ, que decorre até ao dia 20, próximo Domingo.

Os donativos monetários destinam-se a dois objetivos:

Por um lado, reforçar o apoio de emergência, ao nível alimentar e de reconstrução de casas das pessoas mais vulneráveis, deslocados e trabalhadores migrantes; por outro lado, reconstruir as estruturas da Companhia de Jesus agora destruídas, designadamente Hospital, Escola, Igreja e alojamento das comunidades jesuítas na cidade.

Recordamos as palavras do Papa Francisco:

“Diante das tragédias que cada um dos habitantes desta terra conhece, tomemos consciência do extremo perigo que ameaça a própria existência do país. O Líbano não pode ser abandonado à sua solidão”.

NIB para transferência bancária: PT50.0033.0000.06680362405.52

Indicações do Gabinete de Informação da Província Portuguesa da Companhia de Jesus:

  • Solicita-se a quem usar o NIB de forma direta a indicação de que o Donativo se destina ao Líbano.
  • Trata-se do NIB do Gabinete de Comunicação por ser a conta que estava habilitada para receber donativos online.
  • Todos os donativos feitos até ao dia 20 de setembro serão enviados para o Líbano.

https://pontosj.pt/participar/ajudar-o-libano/

Nota retirada do Ponto SJ:
“Por meio da Fundação Gonçalo da Silveira (ONGD FGS), estes donativos serão entregues à Rede Xavier (plataforma de ONG’s dos Jesuítas) que se encarregará de aplicar estes apoios em projetos locais concretos.”