«Periferias. Crise e novidade para a Igreja» é o título do livro de Andrea Riccardi cujo lançamento em Portugal decorrerá no próximo dia 7 de novembro, na Capela do Rato, pelas 18.30h, em Lisboa. Apresentarão o livro Daniela Moretti, da Comunidade de Santo Egídio-Roma, a jornalista Laurinda Alves e André Costa Jorge, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Andrea Riccardi, historiador e académico italiano, é o fundador da Comunidade de Santo Egídio. A missão e o carisma desta Comunidade, predominantemente laical, tem sido a reconciliação entre os povos, a atenção às periferias e aos excluídos (pois nasceu em 1968 nas periferias de Roma), o acolhimento dos refugiados, o diálogo inter-religioso como meio para construir a paz. A Comunidade de Santo Egídio está presente em Portugal, e reune-se em oração à quinta feria, na Capela do Rato, pelas 20h30.

Desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco tem convocado a Igreja ir ao encontro das periferias, geográficas ou existências, descentrando-se de si mesma. A novidade do evangelho nasce nas periferias e a elas se dirige, preferencialmente. O presente livro de Andrea Riccardi procura interpretar as periferias, a partir do magistério do Papa Francisco, como uma oportunidade para a Igreja atual, sobretudo nas grandes metrópoles.