O Professor Joseph H. H. Weiler analisa o contexto histórico, político e legal do julgamento mais famoso da civilização ocidental, numa conferência a decorrer no próximo dia 14 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, no grande Auditório.
Para participar na conferência é necessária inscrição prévia para www.catolicalaw.fd.lisboa.ucp.
Mais informação sobre a conferência
O julgamento de Cristo é provavelmente o episódio jurídico mais consequente na evolução da civilização ocidental, com um impacto profundo no conceito de justiça.
Com o objetivo de promover um debate inovador e histórico sobre um tema com repercussões não só nos crentes mas também nos não-crentes, a Católica Global School of Law vai realizar a conferência “O Julgamento de Cristo”, proferido pelo conceituado Professor Joseph H. H. Weiler, Reitor do Instituto Europeu de Florença e Director do LL.M. Law in a European and Global Context da Católica Global School of Law.
Com este debate inter-religioso, que reunirá a comunidade cristã e judaica em Portugal, Joseph H. H. Weiler pretende refletir sobre a natureza do direito e da interação das instituições judiciais com a sociedade. Embora exista uma literatura vasta sobre o mais famoso julgamento na civilização ocidental, não é analisado o significado jurídico do julgamento e as suas implicações, não existindo uma Teologia do Julgamento.
Porque é que as autoridades levaram Jesus a julgamento? Porque não preferiram a opção bíblica mais comum e simples para os cidadãos problemáticos, nomeadamente, uma execução sumária? Qual foi o objetivo do julgamento? Quais as implicações teológicas deste processo? São algumas das questões sobre as quais se pretende refletir com esta conferência, aprofundando o contexto histórico, político e legal deste processo, e, em particular, a correção processual do mesmo. Através de uma reflexão sobre estas e outras questões, será explorada a forma como o Julgamento moldou as noções ocidentais de Justiça.