novosCardeais_capelaRato_noticia

O Papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que a Igreja Católica deve ter “coragem profética” para ir ao encontro da sociedade contemporânea e agradeceu pelos dias de festa vividos com a criação de novos cardeais, desde sábado.

“Todos juntos, bispos, presbíteros, pessoas consagradas e leigos, temos de oferecer o testemunho de uma Igreja fiel a Cristo, animada pelo desejo de servir os irmãos e pronta a ir ao encontro, com coragem profética, das expectativas e exigências espirituais dos homens e mulheres do nosso tempo”, disse, antes da recitação da oração do ângelus.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa recordou os “momentos litúrgicos e de festa” que decorreram este sábado e hoje de manhã, no Vaticano, por ocasião do consistório para a criação de 19 novos cardeais.

Francisco deixou votos de que estas celebrações reforcem em todos “o amor por Cristo e pela sua Igreja”, pedindo um aplauso para estes membros do Colégio Cardinalício, com quem tinha celebrado a Missa na Basílica de São Pedro.

Segundo o Papa, estes momentos foram “uma ocasião preciosa para experimentar a catolicidade da Igreja”, representada na proveniência “variada” dos cardeais.

“Que o Senhor nos dê a graça de trabalhar pela unidade da Igreja, de construir esta unidade, porque esta unidade é mais importante do que os conflitos”, frisou.

A intervenção partiu de uma exortação à unidade feita pelo apóstolo Paulo feita à comunidade de Corinto, que se dividia entre os vários anunciadores do Evangelho.

Agência Ecclesia – ler notícia completa aqui