Papa denuncia "escândalo" da fome

O Papa afirmou que a fome representa um “escândalo” e apelou à ação dos católicos, dos governos e da sociedade para a erradicação deste problema, associando-se à campanha da Cáritas ‘Uma só família humana, alimento para todos’.

“Estamos perante um escândalo mundial que afeta quase mil milhões. Mil milhões de pessoas que ainda hoje passam fome: não podemos virar a cara para o lado e fingir que esta realidade não existe”, refere Francisco, na mensagem divulgada hoje pelo Vaticano.

O Papa convida todas as instituições, a Igreja e cada um a dar voz aos que “sofrem silenciosamente por causa da fome, para que estas vozes se transformem num rugido capaz de fazer o mundo tremer”.

A confederação internacional da Cáritas vai lançar esta terça-feira, Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma campanha global que apela à erradicação da fome no mundo até ao ano de 2025 e vai começar com uma “onda de oração”.

“Queridos irmãos e irmãs, convido-vos a encontrar espaço nos vossos corações para esta emergência, respeitando este direito que Deus deu a todos e que é o direito a ter acesso a uma alimentação adequada”, apela Francisco.

De acordo com o Papa, esta campanha quer ser também um convite para que cada pessoa pessoas seja mais consciente na forma como escolhe os seus alimentos, decisões “que muitas vezes levam ao desperdício alimentar e a um mau uso dos recursos disponíveis”.

“É também um apelo para que deixemos de pensar que as nossas ações diárias não têm um impacto direto naqueles que, longe ou perto, sofrem os efeitos da fome na sua própria pele”, prossegue.

A Cáritas Portuguesa associa-se a esta iniciativa e vai apresentar a campanha aos jornalistas, pelas 09h00, na Centro Cultural Franciscano, em Lisboa.

“Sinto-me feliz por vos poder anunciar o arranque da campanha mundial contra a fome no mundo, promovida pela Caritas Internationalis, e dizer-vos que é minha intenção dar-lhe todo o meu apoio”, refere a mensagem do Papa.

Francisco sustenta que “os alimentos hoje disponíveis no mundo seriam suficientes para alimentar todos”.

Agência Ecclesia – Leia a notícia completa aqui