“A Paz é Possível” é o tema da mensagem do Papa Paulo VI para o Dia Mundial da Paz de 1 de janeiro de 1973. Já a 31 de dezembro de 1968 um grupo de católicos respondera à mensagem do mesmo Papa (“A Promoção dos Direitos do Homem, Caminho para a Paz”), iniciando uma vigília pela paz na Igreja de São Domingos. No final de 1972, o local escolhido para a vigília foi a Capela do Rato. E a sua preparação envolveu mais gente, incluindo uma organização clandestina não-católica. A denúncia da guerra e a luta anticolonial saltaram para a rua, consumando a rutura de muitos católicos com o regime e aumentado as fraturas dentro da Igreja em Portugal.

50 anos depois da Vigília pela Paz, alguns dos organizadores e participantes regressam à Capela do Rato para recordar e debater o significado daquela iniciativa brutalmente interrompida pela polícia de choque.

Inserida nas comemorações dos 50 anos da Vigília da Capela do Rato, esta Conversa será precedida pelo descerramento placa comemorativa dos 50 anos da Vigília da Paz na Capela do Rato, às 17h30.

Às 18h00, terá início a Conversa “A Paz é Possível: o “Caso da Capela do Rato” visto por organizadores e participantes”, que reúne Isabel do Carmo, Francisco Cordovil e Jorge Wemans, sendo moderada pelo jornalista António Marujo.

Fonte: Site oficial “As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”