No âmbito do atual processo sinodal e como contributo para a reflexão, o capelão da Capela do Rato e docente na Faculdade de Teologia da UCP, P. António Martins, publicou uma pequena reflexão eclesiológico-pastoral sobre os fundamentos teológicos e a prática da sinodalidade na vida da Igreja (A SINODALIDADE NA VIDA DA IGREJA (ucp.pt). A publicação poderá ser adquirida na livraria da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, através dos seguintes contactos: mcravo@ucp.pt; 936295216, ou na Capela do Rato, no final da eucaristia dominical.

Sinopse:
«O caminho da sinodaldade é, precisamente, o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milénio».  No atual momento presente, somos todos chamados a ser protagonistas de um tempo oportuno para que a sinodalidade se torne a forma e o estilo concretos de ser Igreja.  O futuro da Igreja passa pela coragem com que as Igrejas e as comunidades locais se comprometam numa autêntica vida sinodal.

Nota bibliográfica: 

António Manuel Alves Martins pertence ao presbitério da Diocese do Algarve; obteve o grau de licenciatura canónica em teologia pastoral com a tese A sinodalidade na vida da Igreja local; doutor em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma; professor auxiliar da Faculdade de Teologia/UCP na área da antropologia teológica; atual capelão da Capela do Rato, em Lisboa.