Em memória da Teresa Frazão (8.08.1940 – 19.01.2025)
A Capela do Rato e a experiência de fé estão indissociavelmente ligadas na vida da Teresa Frazão. O velório terá lugar na Paróquia da Santa Isabel, em Lisboa, a partir das 17 h do dia 21 de janeiro. No dia 22 de janeiro, pelas 14h, será celebrada a eucaristia de exéquias, na Igreja de Santa Isabel.
A exótica estranheza dos Magos
Na estranheza exótica, incerta e fascinante dos Magos celebramos todas as identidades estrangeiras que nos visitam, que se cruzam com as nossas vidas, que nos ajudam, que nos pedem ajuda, que nos fazem perguntas, que nos revelam o seu rosto misterioso.
Exéquias da poetisa Adília Lopes – homilia e oração dos fiéis
Está disponível o texto da homilia do Cardeal Tolentino de Mendonça nas exéquias da poetisa Adília Lopes. Está ainda disponível o texto da Oração dos Fiéis da celebração.
Partilha pública da Palavra de Deus por Cristina Inogés Sanz
No dia 26 de janeiro, durante a celebração da eucaristia (11h30), a teóloga leiga espanhola Cristina Inogés Sanz partilhará com a Comunidade da Capela do Rato uma meditação sobre a Palavra de Deus desse domingo, o III do Tempo Comum (Ano C). Este terceiro momento de partilha pública da Palavra concretiza uma das propostas da reflexão sinodal acontecida na Capela do Rato: «a necessidade de que a voz dos leigos, homens e mulheres, esteja presente nos comentários aos textos sagrados, nomeadamente a possibilidade de partilha pública da Palavra nas celebrações».
Capela do Rato, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz – Homilia do Cardeal Tolentino
«Que cada um de nós se empenhe verdadeiramente em viver este ano [jubilar], em fazer deste ano, um Ano para calçar as sandálias de peregrino, as sandálias de vento, e arriscarmos caminhos novos, caminhos maiores do que aquilo que neste momento nós conseguimos ver»
Um trono para o Menino
No trono colocamos a imagem do Deus Menino, desse Deus desarmado que se oferece a nós vulnerável e exposto ao nosso cuidado, para nos reconciliar e pacificar. Para nos desarmar. Para afastar do íntimo dos nossos corações todo o ruído de guerra e de violência.
Adília Lopes (1960-2024) – «Quero coincidir comigo mesma»
As exéquias da poetisa Adília Lopes (Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira) vão ter lugar na Capela do Rato, em Lisboa. O velório começará no dia 1 de janeiro, às 17h. No dia 2 de janeiro, às 13h, será celebrada eucaristia de exéquias, onde agradecemos o dom da sua vida e da sua obra poética, uma não se distinguindo de outra. Viveu poeticamente o quotidiano, nele encontrando a fonte da sua inspiração, procurando que toda a vida se tornasse oração.
IV Domingo do Advento
«Hão-de correr do seu coração rios de água viva.»
«Um Menino nasceu para nós» – Missa do Galo
Na noite de 24 de dezembro, às 23h, a Comunidade da Capela do Rato, é convocada a celebrar a eucaristia da noite de Natal, tradicionalmente conhecida pela Missa do Galo. Com a sua beleza litúrgica própria, o ambiente nocturno e festivo, é sempre uma celebração comovente: contemplamos um Menino que é o Filho de Deus para nós, feito carne da nossa carne. Convidamos que cada pessoa traga consigo uma campainha ou um pequeno sino para se tocar durante a proclamação o cântico de Glória. Apesar do frio, vamos aquecer e enternecer os corações com a celebração da Noite de Natal.
A Alegria que Encarna
Queremos nós, comunidades cristãs, ser testemunhos desta presença de Deus? Então talvez a nossa principal missão não seja anunciar a condenação, mas a presença deste Deus que ama profundamente o mundo, que ama profundamente a condição humana. E o que celebramos no Natal é isso mesmo: a certeza desta presença que nos interpela a fazer diferença, a transformar o mundo ao serviço da dignidade humana.