O Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato teve a sua origem na Rede Cuidar da Casa Comum – uma iniciativa que se integra numa rede de instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como de pessoas a título individual. A Rede teve como fundadora Manuela Silva , sendo o seu principal objectivo o aprofundamento e a difusão da encíclica Laudato Si, propondo-se acompanhar as questões ecológicas de âmbito nacional e mundial, de modo a promover a tomada de consciência colectiva acerca da sua relevância e urgência. Daí a criação de múltiplos Focos de Conversão Ecológica, entre os quais o Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato.

Por iniciativa de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, o Foco da Capela do Rato constitui-se a 5 de Novembro de 2019, integrando 19 membros. Numa reunião a 3 de Março de 2020, em que participou o Presidente da Junta de Freguesia de Santo António lançou-se a ideia de uma interacção da Capela com a Cidade.

A ocorrência da pandemia levou a uma congelação das acções do Foco que só em 2022 retomou o seu ritmo, com um número menor de membros mas com um programa dinâmico de parcerias com a Freguesia de Santo António – Lisboa e com a Sociedade de Ética Ambiental. Pensamos que deste modo o Foco retomará o seu fôlego conseguindo concretizar as suas aspirações de se tornar um grupo de reflexão/acção de referência no domínio da Ecologia Integral e de contribuir para o futuro da Capela do Rato (inter-culturalidade, inter-religiosidade e inter-geracionalidade).

O Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato tem como endereço focodeconversaoecologica@capeladorato.org e as suas iniciativas e sugestões serão comunicadas na página https://www.capeladorato.org/foco-de-conversao-ecologica/ do site da Capela do Rato.

Perspectivas para o Bem Comum

Ciclo de Conferências e Leituras

O Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato, em parceria com a Sociedade de Ética Ambiental e a Freguesia de Santo António – Lisboa, promove o Ciclo de Conferências e Leituras “Perspectivas para o Bem Comum – Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade”.

As Sessões terão lugar na Capela do Rato às 19:00 e as Conferências serão transmitidas via streaming através do site da Capela.

17 de maio | 1ª Conferência
Ecologia e Espiritualidade
Jorge Moreira

31 de maio | 1ª Leitura
Rachel Carson, Maravilhar-se
Jorge Marques da Silva

4 de junho | 2ª Leitura – CANCELADA
Henry D. Thoreau, Caminhada
Sandra Escobar e Lavínia Pereira

21 de junho | 2ª Conferência
Responsabilidade e Princípio da Precaução
Maria José Varandas

5 de julho | 3ª Leitura
J. M. Coetzee, As Vidas dos Animais
Maria Luísa Ribeiro Ferreira

Textos inspiradores

ÍTACA

Deves ter sempre em mente Ítaca-
que alcançá-la seja o teu pensamento constante.
Acima de tudo não apresses a viagem;
Faz com que dure muito tempo,
Vários anos,
E que já velho aportes à ilha,
Rico dos tesouros acumulados no caminho,
sem esperares riquezas de Ítaca.
Ítaca deu-te esta bela viagem,
Sem ela nunca te terias posto a caminho:
Que mais esperar?
E mesmo que te pareça pobre,
Ítaca não terá desiludido.
Tornado sábio, com toda a experiência adquirida,
Já terás entendido aquilo que Ítaca quer dizer.

Konstantino Kavafis

Senhor, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver.
Damos por nós ofegantes, fazendo por fazer, atropelados por agendas e jornadas.
As coisas acontecem depressa demais, ninguém parece ter a certeza de nada, nem de si mesmo.
Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar.
Tudo transita num galope ruidoso e efémero.
Ensina-nos Senhor o aqui e o agora da escuta e da presença.
Faz-nos reaprender o inteiro, o intacto, o verdadeiro, o afável, o fiel, o atento, o confiado.
Faz-nos compreender que tal não só é possível como é um dom que nos está a ser oferecido nesta hora.
Que ousemos sem transcender o nosso cálculo estreito, escolher mais vezes a vida silenciosa; valorizar encontros, gestos que sejam sementeiras, afetos onde se desenha a surpresa da misericórdia.
A misericórdia é arte de Deus e pode ser a nossa.

José Tolentino Mendonça

Notícias do Foco Ecológico da Capela do Rato

Em resposta a Laudate Deum: que mundo vamos deixar?

Em resposta a Laudate Deum: que mundo vamos deixar?

A Rede Cuidar da Casa Comum e o Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato promovem no dia 30 de outubro, às 21 h, na Capela do Rato, um tempo de reflexão com os seguintes participantes: Francisco Ferreira, docente universitário e ambientalista, e Rita Reino Assunção, mãe de um jovem ativista pela justiça climática. O debate será moderado por Filipa Ribeiro Ferreira, da Capela do Rato.

A Carta – projeção comentada do documentário

A Carta – projeção comentada do documentário

Numa iniciativa conjunta do Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato e da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva vai realizar-se no sábado 20 de maio, entre as 10h00 e as 12h30, no Auditório da Fundação -Jardim das Amoreiras, 43 – a projeção comentada deste documentário.

Leitura – “As vidas dos animais”

Leitura – “As vidas dos animais”

A quarta sessão do Ciclo de Conferências e Leituras – Perspetivas para o Bem Comum, acontece já no próximo dia 5 às 19:00 na Capela do Rato, e tem como leitora Maria Luísa Ribeiro Ferreira.

Leitura – “As vidas dos animais”

Hans Jonas: Responsabilidade e Precaução

A terceira sessão do Ciclo de Conferências e Leituras – Perspetivas para o Bem Comum, acontece já no próximo dia 21 às 19:00 na Capela do Rato, e tem como conferencista Maria José Varandas.

Leitura – “Maravilhar-se” – Gravação

Leitura – “Maravilhar-se” – Gravação

Já está disponível a gravação da segunda sessão do Ciclo de Conferências e Leituras – Perspetivas para o Bem Comum que teve como leitor Jorge Marques da Silva, doutorado em Biologia.

Leitura – “Maravilhar-se”

Leitura – “Maravilhar-se”

No próximo dia 31 de maio, pelas 19:00, na Capela do Rato, decorre a segunda sessão do Ciclo de Conferências e Leituras – Perspetivas para o Bem Comum e tem como leitor Jorge Marques da Silva, doutorado em Biologia.