Curso dos Dias – 2024
Um trono para o Menino
No trono colocamos a imagem do Deus Menino, desse Deus desarmado que se oferece a nós vulnerável e exposto ao nosso cuidado, para nos reconciliar e pacificar. Para nos desarmar. Para afastar do íntimo dos nossos corações todo o ruído de guerra e de violência.
Adília Lopes (1960-2024) – «Quero coincidir comigo mesma»
As exéquias da poetisa Adília Lopes (Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira) vão ter lugar na Capela do Rato, em Lisboa. O velório começará no dia 1 de janeiro, às 17h. No dia 2 de janeiro, às 13h, será celebrada eucaristia de exéquias, onde agradecemos o dom da sua vida e da sua obra poética, uma não se distinguindo de outra. Viveu poeticamente o quotidiano, nele encontrando a fonte da sua inspiração, procurando que toda a vida se tornasse oração.
IV Domingo do Advento
«Hão-de correr do seu coração rios de água viva.»
«Um Menino nasceu para nós» – Missa do Galo
Na noite de 24 de dezembro, às 23h, a Comunidade da Capela do Rato, é convocada a celebrar a eucaristia da noite de Natal, tradicionalmente conhecida pela Missa do Galo. Com a sua beleza litúrgica própria, o ambiente nocturno e festivo, é sempre uma celebração comovente: contemplamos um Menino que é o Filho de Deus para nós, feito carne da nossa carne. Convidamos que cada pessoa traga consigo uma campainha ou um pequeno sino para se tocar durante a proclamação o cântico de Glória. Apesar do frio, vamos aquecer e enternecer os corações com a celebração da Noite de Natal.
A Alegria que Encarna
Queremos nós, comunidades cristãs, ser testemunhos desta presença de Deus? Então talvez a nossa principal missão não seja anunciar a condenação, mas a presença deste Deus que ama profundamente o mundo, que ama profundamente a condição humana. E o que celebramos no Natal é isso mesmo: a certeza desta presença que nos interpela a fazer diferença, a transformar o mundo ao serviço da dignidade humana.
«Toda bela és Maria»
Toda a beleza do mundo, do criado, da Humanidade, do coração de cada pessoa rica em sua humanidade, está contida em Maria, a «Toda Bela». Nela se recolhe e se expressa a beleza da criação, dos rostos luminosos, da exuberância das crianças, da irreverência dos jovens, das rugas esculpidas e dos corpos mirrados pela idade vivida.
Gravação já disponível – Inteligência Artificial – Oportunidades e Desafios na Medicina
Já está disponível a gravação da conferência «Inteligência Artificial – Oportunidades e Desafios na Medicina» proferida na Capela do Rato no dia 18 de dezembro, pelo médico neurologista Alexandre Castro Caldas e o jurista Henrique Sousa Antunes.
Bênção das imagens do Menino Jesus para os presépios
No próximo domingo, 22 de dezembro, IV do Advento, serão benzidas as imagens do Menino Jesus a colocar nos presépios. Convidam-se, pois, crianças, famílias, ou quem o desejar, que traga consigo a Imagem do Menino Jesus que vai colocar no presépio para ser benzida, no final da celebração da eucaristia.
III Domingo do Advento
«Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho?»
Inteligência Artificial – Oportunidades e Desafios na Medicina
Quarta-feira, 18 de dezembro, às 21h30, na Capela do Rato, terá lugar a sessão «Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios na Medicina». Serão intervenientes o médico neurologista Alexandre Castro Caldas e o jurista Henrique Sousa Antunes. É a última conferência de uma parceria entre a Capela do Rato e a Associação de Juristas Católicos. A organização desta conferência integra também a Associação dos Médicos Católicos.
Partilha pública da Palavra de Deus – Juan Ambrosio
Dia 15 de dezembro, III Domingo do Advento, às 11h.30, terá lugar o segundo momento de partilha pública da Palavra de Deus pelo Dr. Juan Ambrosio, docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica. Esta iniciativa da Comunidade da Capela dá cumprimento a uma das recomendações da última síntese sinodal: «a necessidade de que a voz dos leigos, homens e mulheres, esteja presente nos comentários aos textos sagrados, nomeadamente a possibilidade de partilha pública da Palavra nas celebrações».
Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria
«Maria conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração» (Lc 2,19)