Concerto (de vésperas) a Nossa Senhora de Fátima

Celebrando o 13 de maio, a Capela do Rato promove um concerto de vésperas dedicado a Nossa Senhora. Nesta época de isolamento social, pedimos à Virgem Maria a sua proteção e bondade. Partilhamos, através desta singela expressão artística, a nossa esperança e gratidão.

Pode também rever e partilhar a partir da página da Capela do Rato no Facebook.

NOTA BIOGRÁFICA

No âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em Fátima, em maio de 2017, o grupo musical Passione ofereceu a Sua Santidade uma composição original da oração mariana Ave Maria.

Esta obra foi apresentada pela primeira vez numa liturgia celebrada na Capela do Rato pelo, à época, Pe. Tolentino de Mendonça. Integrou, com ajuda do Reverendíssimo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas e através da Conferência Episcopal, as Oferendas Oficiais do Estado Português, tendo sido entregue ao Santo Padre pelo Presidente da República.

Em 2018, Passione recebe do Santo Padre uma Bênção Apostólica. A 31 de outubro do mesmo ano, e a convite do Estado do Vaticano, participa na Audiência Geral, na Praça de São Pedro.Neste encontro, tiveram a honra de entregar ao Santo Padre, em mão, o álbum homónimo. A 1 de Novembro, foi realizado um concerto na Igreja de Santo António dos Portugueses, a convite de Monsenhor Agostinho Borges e Monsenhor Rino Passigato.

Passione é constituído por João Mendonza (voz) e Carlos Barreto Xavier (piano e composição musical).

ALINHAMENTO

1 – SENHORA NOSSA, SENHORA MINHA (SALVÉ RAÍNHA)
2 – PANNIS ANGELICUS
3 – AVE MARIA (original) – https://www.youtube.com/watch?v=EFGgDrw7AmU
4 – HALLELLUJAH – https://www.youtube.com/watch?v=PqIuVmAp_5E
5 – SENHORA BRANCA (original)
6 – RECADO
7 – AVE DE FÁTIMA

Faz-se caminho (sínodo) a andar

Faz-se caminho (sínodo) a andar

Após um verão perturbado pela seca, pelos incêndios, pelos efeitos da guerra, pela avalanche de notícias sobre abusos sexuais, vamos recomeçar, com a normalidade possível, a vida eclesial em nossa Comunidade da Capela do Rato. Todos, leigos e pastores, atravessamos um doloroso e exigente caminho de cura e de conversão. Só assim poderemos avançar, reconhecendo as nossas misérias e erros, encontrando força na fragilidade.

read more
Recomeço das celebrações eucarísticas 

Recomeço das celebrações eucarísticas 

No próximo domingo, dia 18 de setembro, pelas 11h.30, recomeçam, na Capela do Rato, as celebrações da eucaristia. Todos estão «convidados ao banquete das bodas do Cordeiro» (Ap 19,9). A eucaristia constitui o grande acontecimento de realização de uma comunidade cristã. O nosso encontro pessoal com Cristo vivo. Procuremos todos e todas participar, com a nossa presença, em família ou individualmente. Entremos, pois, na eucaristia pela força da atração, da beleza, da contemplação e do louvor. De corpo inteiro.

read more
«Missa Syllabica» de Arvo Pärt – Gravação

«Missa Syllabica» de Arvo Pärt – Gravação

Está disponível para ouvir a gravação da celebração da eucaristia da Solenidade de Pentecostes, onde o Ensemble S. Tomás de Aquino interpretou a «Missa Syllabica», de Arvo Pärt. O «próprio» da missa de Pentecostes (entrada, salmo, sequência, ofertório) acolheu uma obra para saxofone(s) solo escrita por Alfredo Teixeira: «Seis gestos para uma liturgia sem palavras».

read more