Concerto (de vésperas) a Nossa Senhora de Fátima
Celebrando o 13 de maio, a Capela do Rato promove um concerto de vésperas dedicado a Nossa Senhora. Nesta época de isolamento social, pedimos à Virgem Maria a sua proteção e bondade. Partilhamos, através desta singela expressão artística, a nossa esperança e gratidão.
Pode também rever e partilhar a partir da página da Capela do Rato no Facebook.
NOTA BIOGRÁFICA
No âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em Fátima, em maio de 2017, o grupo musical Passione ofereceu a Sua Santidade uma composição original da oração mariana Ave Maria.
Esta obra foi apresentada pela primeira vez numa liturgia celebrada na Capela do Rato pelo, à época, Pe. Tolentino de Mendonça. Integrou, com ajuda do Reverendíssimo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas e através da Conferência Episcopal, as Oferendas Oficiais do Estado Português, tendo sido entregue ao Santo Padre pelo Presidente da República.
Em 2018, Passione recebe do Santo Padre uma Bênção Apostólica. A 31 de outubro do mesmo ano, e a convite do Estado do Vaticano, participa na Audiência Geral, na Praça de São Pedro.Neste encontro, tiveram a honra de entregar ao Santo Padre, em mão, o álbum homónimo. A 1 de Novembro, foi realizado um concerto na Igreja de Santo António dos Portugueses, a convite de Monsenhor Agostinho Borges e Monsenhor Rino Passigato.
Passione é constituído por João Mendonza (voz) e Carlos Barreto Xavier (piano e composição musical).
ALINHAMENTO
1 – SENHORA NOSSA, SENHORA MINHA (SALVÉ RAÍNHA)
2 – PANNIS ANGELICUS
3 – AVE MARIA (original) – https://www.youtube.com/watch?v=EFGgDrw7AmU
4 – HALLELLUJAH – https://www.youtube.com/watch?v=PqIuVmAp_5E
5 – SENHORA BRANCA (original)
6 – RECADO
7 – AVE DE FÁTIMA

Agradecimento pelo ministério do Papa Francisco – Capela do Rato, segunda 28 abril, às 19h30
A Comunidade da Capela do Rato, profundamente identificada com o estilo e o magistério do Papa Francisco, vai celebrar eucaristia em sua memória e agradecimento, no dia 28 de abril, às 19h30. Convidamos crentes e não crentes, para quem o Papa Francisco foi bênção, estímulo e acolhimento, a se juntarem a nós, num comum agradecimento.

Peregrinação a Paray-de-Monial e às abadias cistercienses da Borgonha (11 a 18 de julho de 2025): Formalização da inscrição e pagamentos
Após uma primeira sondagem, vamos formalizar a inscrição da nossa Peregrinação a Paray-le-Monial e às abadias cistercienses da Borgonha, de 11 a 18 de julho de 2025.

Vigília Pascal: «Não está aqui: ressuscitou» (Lc 24,5)
Na Capela do Rato, a Vigília Pascal, na noite de 19 de abril (Sábado Santo), será celebrada às 22h. É, sem dúvida, a liturgia católica mais bela e exigente. Através dos ritos, das leituras e das orações desta noite, celebramos a nossa condição de filhos e filhas de Deus, mergulhados (batizados) na Páscoa de Cristo. Solicita-se às pessoas que participam nesta celebração o favor de trazerem consigo campainhas (ou sinos), para serem tocados no cântico de Glória.

Sexta-Feira Santa: «Hão de olhar para aquele que trespassaram» (Jo 20,37)
Na Capela do Rato, a celebração da Paixão do Senhor, de Sexta-Feira Santa, 18 de abril, terá lugar às 15h. Faz parte da liturgia deste dia a narrativa da paixão do Senhor segundo o evangelho de João, a longa oração dos fiéis por toda a Humanidade, a adoração da cruz em profundo silêncio. Também neste dia somos convidados a fazer uma partilha com a Terra Santa, ajudando a preservar os Lugares Santos, as escolas, os hospitais, e tantos outros lugares que oferecem esperança, cuidado e consolo nestes tempos dolorosos de guerra na Palestina.