Concerto (de vésperas) a Nossa Senhora de Fátima

Celebrando o 13 de maio, a Capela do Rato promove um concerto de vésperas dedicado a Nossa Senhora. Nesta época de isolamento social, pedimos à Virgem Maria a sua proteção e bondade. Partilhamos, através desta singela expressão artística, a nossa esperança e gratidão.

Pode também rever e partilhar a partir da página da Capela do Rato no Facebook.

NOTA BIOGRÁFICA

No âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em Fátima, em maio de 2017, o grupo musical Passione ofereceu a Sua Santidade uma composição original da oração mariana Ave Maria.

Esta obra foi apresentada pela primeira vez numa liturgia celebrada na Capela do Rato pelo, à época, Pe. Tolentino de Mendonça. Integrou, com ajuda do Reverendíssimo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas e através da Conferência Episcopal, as Oferendas Oficiais do Estado Português, tendo sido entregue ao Santo Padre pelo Presidente da República.

Em 2018, Passione recebe do Santo Padre uma Bênção Apostólica. A 31 de outubro do mesmo ano, e a convite do Estado do Vaticano, participa na Audiência Geral, na Praça de São Pedro.Neste encontro, tiveram a honra de entregar ao Santo Padre, em mão, o álbum homónimo. A 1 de Novembro, foi realizado um concerto na Igreja de Santo António dos Portugueses, a convite de Monsenhor Agostinho Borges e Monsenhor Rino Passigato.

Passione é constituído por João Mendonza (voz) e Carlos Barreto Xavier (piano e composição musical).

ALINHAMENTO

1 – SENHORA NOSSA, SENHORA MINHA (SALVÉ RAÍNHA)
2 – PANNIS ANGELICUS
3 – AVE MARIA (original) – https://www.youtube.com/watch?v=EFGgDrw7AmU
4 – HALLELLUJAH – https://www.youtube.com/watch?v=PqIuVmAp_5E
5 – SENHORA BRANCA (original)
6 – RECADO
7 – AVE DE FÁTIMA

IV Domingo da Páscoa – Transmissão da Eucaristia pela RTP

IV Domingo da Páscoa – Transmissão da Eucaristia pela RTP

No dia 21 de abril, IV Domingo da Páscoa, a RTP fará a transmissão da eucaristia a partir da Capela do Rato. Por necessidade de conformação com a grelha de programação, a eucaristia será celebrada às 10h.30. Para efeitos de arrumação, pedimos às pessoas que estejam presentes às 10h15 e comecem a ocupar os lugares a partir das primeiras filas.

read more
Peregrinação ao norte de Espanha – Pelos caminhos de Santa Teresa, Santo Inácio e Santiago – 9 a 15 de julho de 2024

Peregrinação ao norte de Espanha – Pelos caminhos de Santa Teresa, Santo Inácio e Santiago – 9 a 15 de julho de 2024

A peregrinação pretende ser, antes de mais, um tempo de comunhão e de vida comunitária: uma experiência sinodal, caminhando em conjunto. Pretende fazer memória, visitando, lugares de referência na espiritualidade cristã vivida na Península: a espiritualidade carmelita (Santa Teresa de Jesus-Ávila), a espiritualidade inaciana (Santo Inácio-Loyola), a espiritualidade beneditina/cisterciense (Mosteiros de Silos e de Sobrado). Tudo a convergir para Santiago de Compostela, centro de peregrinação no passado e no presente, para crentes e não crentes.

read more
Novo fermento, nova massa

Novo fermento, nova massa

Interpela-nos Paulo: «Purificai-vos do velho fermento, para serdes uma nova massa». A diferença cristã não é guerra ideológica; é martírio de amor (da caridade), corpo de serviço ao corpo da comunidade. Trigo moído para fazer farinha de unidade, de paz e de reconciliação.

read more
«Tirareis água com alegria»

«Tirareis água com alegria»

Somos convidados, na noite de Páscoa, a ir às fontes, a habitar junto da fonte, a fonte batismal, a fonte do desejo interior que grita por Deus. Para encontrarmos a origem do dom da vida, a sua frescura, a sua permanente vitalidade e renovação. Para bebermos também das fontes da alegria: «Tirareis água, com alegria, das fontes da salvação».

read more