Capela do Rato, 6 de dezembro, 21h

Cristina Inogés Sanz
P. Paulo Terroso
António Marujo

Link de acesso à sessão:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91239852042?pwd=cHEyRDArS0dmZHJOSVBxZzUzbUcrQT09

Após quatro semanas de intensa escuta, oração, reflexão e partilha, terminou no passado dia 28 de outubro a primeira sessão do Sínodo sobre a sinodalidade, com a publicação do Relatório de Síntese, onde se assinalam as convergências alcançadas, as questões a necessitar ulterior aprofundamento e propostas concretas. Para uns ficou aquém das expectativas; para outros foi o consenso possível numa Igreja polarizada por tantas tensões, e isso já foi muito positivo.

Na homilia da eucaristia de encerramento, afirmou o Papa Francisco: «Nesta «conversação do Espírito», pudemos experimentar a terna presença do Senhor e descobrir a beleza da fraternidade. Ouvimo-nos reciprocamente e sobretudo, na rica variedade das nossas histórias e sensibilidades, pusemo-nos à escuta do Espírito Santo. Hoje não vemos o fruto completo deste processo, mas podemos com clarividência olhar o horizonte que se abre diante de nós: o Senhor guiar-nos-á e ajudar-nos-á a ser Igreja mais sinodal e mais missionária, que adora a Deus e serve as mulheres e os homens do nosso tempo, saindo para levar a todos a alegria consoladora do Evangelho».

Que horizonte se abre diante de nós? Como continuar o processo de debate e discernimento nas nossas comunidades cristãs? Com que prioridades, metodologias e urgências pastorais? Que dimensão operativa dar à Síntese na vida das comunidades cristãs concretas? Já desanimámos e sentimos que não vale a pena continuar? Não estaremos num impasse, no meio de tensões e polarizações? Para responder a estas e outras perguntas, a comunidade da Capela do Rato organiza uma sessão de reflexão e partilha, à distância (via zoom), no próximo dia 6 de dezembro, quarta-feira, às 21h.

Temos a alegria de ter connosco, partilhando a sua reflexão, a sua experiência sinodal, as suas esperanças e inquietações, dois participantes na assembleia sinodal de outubro: a teóloga espanhola Cristina Inogés Sanz que integra a Comissão Metodológica do Sínodo. Foi uma das mulheres nomeadas pelo Papa Francisco com direito a voto; o P. Paulo Terroso, da arquidiocese de Braga, membro da Comissão de Comunicação do Sínodo. Tanto um como outro estiveram nas «entranhas» da assembleia sinodal. A sessão será moderada pelo jornalista António Marujo que acompanhou em Roma o acontecer da primeira sessão sinodal.

Link de acesso à sessão:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91239852042?pwd=cHEyRDArS0dmZHJOSVBxZzUzbUcrQT09

ID da reunião: 912 3985 2042
Senha de acesso: 122477