A Comunidade da Capela do Rato saúda e alegra-se com a nomeação de D. Rui Valério para Patriarca de Lisboa. No rescaldo da jubilosa festa que foi a JMJ em Lisboa, a sua nomeação reforça em todos nós aquele sonho de uma Igreja convictamente alinhada com o Papa Francisco, de todos e para todos, sem medo de arriscar novas fronteiras, de dialogar com todas as periferias existências e geográficas. As sinergias juvenis e laicais, ativadas nestas Jornadas, testemunham que é possível fazer diferente, ousar novas linguagens, viver o evangelho com alegria criativa.
Acolhemos com inteira gratidão e profunda esperança a sua nomeação, pois nela reconhecemos a promessa de presidir a uma Igreja cada vez mais sinodal, corresponsável, inclusiva, aberta à diversidade da condição dos seus fiéis e das expressões de sua fé. A isso nos convocou, mais uma vez, o Papa Francisco, com clareza e veemência: «Que a Igreja não seja uma alfândega para selecionar quem entra e quem não entra. Todos, cada um com a sua vida às costas, com os seus pecados, assim como é diante de Deus, como é diante da vida… Todos. Todos» (homilia no Mosteiro dos Jerónimos).
Agradecemos, de modo particular, a saudação que o Senhor D. Rui Valério dirige aos leigos, na qual a nossa comunidade com a sua história pós-conciliar de compromisso na sociedade se reconhece: «Na mudança de época que vivemos, pertence-vos a vós [leigos] a determinante responsabilidade da Evangelização do mundo e da cultura nas suas mais variadas vertentes, e de configurar o rosto sinodal do Povo de Deus».
Conte connosco, D. Rui Valério, nesta tarefa de configurar «o rosto sinodal do Povo de Deus» e de evangelizar a cultura nas suas mais variadas vertentes.
Mensagem de D. Rui Valério «à amada diocese de Lisboa»
https://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=11790
Saudação de D. Manuel Clemente, Administrador Apostólico de Lisboa
https://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=11791
Biografia de D. Rui Valério
https://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=11789
