Resposta da Secretaria do Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, em 14.10.2022:
Reverendo P. Antonio,
S. Em. Cardinale de Mendonça ringrazia Lei e la Comunità della Cappellania del Rato per il vostro saluto così affettuoso e per l’assicurazione delle preghiere per il suo lavoro e le sue intenzioni.
Vi ricorda con grande vicinanza e invia la sua benedizione.
Cordialmente,
M. Bruna Romito
Segreteria del Prefetto
___________________________________
A Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, regozija-se com a nomeação do seu antigo capelão, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do recém-criado Dicastério para a Cultura e Educação. Com profunda alegria e esperança acolhemos esta desafiante associação do Cardeal Tolentino à reforma da Cúria Romana que o Papa Francisco agora implementa através da recente Constituição Apostólica Praedicate evangelium, ao serviço da conversão missionária da Igreja.
Durante o período em que foi capelão, entre os anos de 2009 e de 2018, o Padre Tolentino conduziu, na e com a Comunidade da Capela do Rato, um fecundo e paciente diálogo com o mundo da cultura, das artes, das humanidades, inspirado pela reflexão que então ia acontecendo no Pontifício Conselho para a Cultura, do qual era também conselheiro. Renovou a memória histórica da Capela, em seu testemunho profético pela paz, pela democracia e pela reconciliação entre os povos, com a proposta de um diálogo entre liturgia e novas linguagens celebrativas, entre a arte contemporânea e o sagrado, entre a experiência cristã e a beleza.
Na cidade de Lisboa e na sociedade portuguesa, o Padre Tolentino inscreveu a Capela do Rato como foco de irradiação e de encontro de uma Igreja aberta e acolhedora, em sereno diálogo com a Cidade e com a complexidade dos saberes e das antropologias contemporâneas. Pela sua sincera mediação, reencontraram-se crentes e não crentes, dialogaram homens e mulheres de sensibilidades e inscrições culturais diferentes, na fidelidade ao princípio de reconciliação da Igreja com o mundo contemporâneo: «não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no coração «[dos discípulos de Cristo]», como afirma a Gaudium et spes. Artistas, atores, escritores, poetas, músicos e compositores, filósofos, mestres de oração e de vida contemplativa responderam ao convite para encontrar na Via Pulchritudinis o caminho de amizade fraterna entre a tradição católica e a laicidade contemporânea, cruzando margens que se ignoravam.
Reconhecemos, com alegria, que as sementes lançadas e germinadas pelo P. Tolentino nos anos de capelão tornam-se agora uma sementeira alargada a toda a Igreja. Enquanto Comunidade queremos ser para o Cardeal Tolentino uma retaguarda de amizade, de oração, de apoio e de conforto, dando continuidade criativa à herança que nos deixou, de um sincero diálogo com a(s) cultura(s) contemporânea(s). Continuamente imploramos para a sua pessoa, para as pessoas da sua equipa, para a vasta rede de referentes culturais, de escolas e universidades católicas, a inspiração e a fortaleza do Espírito que renova o interior dos corações, e cria caminhos de encontro e de reconciliação na diversidade dos povos e das culturas.
Comunidade da Capela do Rato
