Já está disponível a gravação da segunda sessão do Ciclo de Conferências e Leituras – Perspetivas para o Bem Comum que teve como leitor Jorge Marques da Silva, doutorado em Biologia, professor associado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, membro fundador da Sociedade de Ética Ambiental e, atualmente, presidente da Sociedade Portuguesa de Biologia de Plantas, que se interessa profundamente pelas relações Ciência/ Sociedade, principalmente em questões de Ética Ambiental.

A leitura incidiu sobre o texto de Rachel Carson, publicado pela primeira vez em 1956 e republicado em 1966, dois anos após a morte da autora, com o título The Sense of Wonder.

Editado em Portugal em 2012, pela Campo Aberto – Associação de Defesa da Natureza com o contributo da Fundação Calouste Gulbenkian (Programa Gulbenkian Ambiente), sob o título Maravilhar-se, Reaproximar a Criança da Natureza, mereceu de Viriato Soromenho-Marques as seguintes palavras:

“Maravilhar-se” relembra-nos o mistério da existência. O facto de o mais importante já nos ter sido dado, como uma graça, em sentido teológico. Não admira que o primeiro impulso religioso tenha sido naturalista e panteísta, pois a Natureza será sempre a face de Deus, para os que Nele acreditam; e o sinal de um mistério que importa preservar para as gerações futuras, para os outros. Os que continuam à procura.