A presente edição dos postais do Advento (2021) tem como ponto de partida versículos selecionados do evangelho de Lucas para cada domingo. No primeiro, a comunidade cristã é chamada a imaginar (a ver) a vinda do Senhor em glória (a Parusia), essa expansão da sua Páscoa a toda a criação: «Então, hão de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória» (Lc 21,27). No segundo, entramos na esperança messiânica de Israel através do testemunho de João Batista que atualiza a profecia de Isaías: «endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus» (Lc 3,5-6). No terceiro, em pleno Advento, mergulhamos, mais uma vez, na figura austera, marginal, radical de João Batista, cuja identidade se expressa numa aproximação diferenciada com Cristo, o Messias que chega: «Eu batizo-vos com água, mas está a chegar quem é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo (Lc 3,16). O relato na visitação, no quarto domingo, já nos aproxima do mistério do Natal, nesse encontro de exultação entre duas mulheres grávidas, Maria e Isabel, unidade numa comum promessa de maternidade imprevisível: «Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre» (Lc 2,41-42).

As imagens que dão «a ver» os versículos do evangelho de Lucas, são da autoria da artista Lígia Rodrigues. Configuram-se, a nossos olhos, como uma interpretação estética do texto bíblico que serve de inspiração à própria criatividade da autora. A arte de Lígia Rodrigues é colocada ao serviço da Palavra que se pode dar «a ver», a partir da escuta da comum condição crente

Para cada domingo, a própria artista oferece-nos a sua interpretação da representação «imaginária» que fez do evangelho de Lucas, numa dimensão contemplativa do mistério. Com a suavidade dos seus traços e das suas cores, a artista sugere mantendo a invisibilidade e o excesso do mistério. Aponta sem invadir, revela sem tirar o véu.

No verso de cada postal está uma oração da autoria da escritora e jornalista Leonor Xavier e do ator e encenador Luís Miguel Cintra. Queremos, assim, honrar e agradecer a presença e a generosidade de dois amigos e irmãos que connosco caminham em humanidade e em esperança.

 

Lígia Rodrigues, licenciada em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 1989, integrou a equipa do Centro Ave Arte (Loppiano/Florença) entre 1991-1996; em terra lusa, ligada além-fronteiras, desde 1997 até ao presente. Tem atelier em S. Brás de Alportel, no Algarve. Dedicada à arte sacra, Lígia Rodrigues trabalha em várias áreas das artes plásticas, desde o design de equipamento à escultura, pintura, desenho, cerâmica ou vitral. É autora da escultura em alabastro representando Nossa Senhora com os Pastorinhos que o Santuário de Fátima ofereceu ao Santo Padre no Centenário das Aparições, em 2017.

https://ligiarodrigues.org

Curriculum Vitae de Lígia Rodrigues

Entrevista ao jornal da Diocese do Algarve, «Folha do Domingo»:

https://folhadodomingo.pt/no-algarve-desde-1999-ligia-rodrigues-a-artista-que-fez-a-oferta-para-o-papa-francisco/