“Francisco, não vês que a minha casa está em ruínas? Vai, pois, e restaura-a para mim.”

No início do mês de Maio de 2019, o Papa Francisco, inspirado em S. Francisco de Assis, dirigiu uma carta aos jovens de todo o mundo, desafiando-os a prepararem e a realizarem um Encontro, tendo como grande propósito o lançamento de bases para uma transformação económica, mais centrada na Pessoa Humana, da mesma forma que virada para o cuidado do nosso planeta, a nossa “casa comum”. Foi deste modo que o Papa propôs, aos jovens do século XXI, uma reflexão sobre a economia e toda a sociedade, à luz da mensagem de Francisco de Assis.

A adesão foi imediata e, durante um ano e meio, os jovens de todo o mundo prepararam com grande entusiasmo este Encontro, dando origem a uma plataforma mundial de reflexão onde reuniram variados contributos e linhas orientadoras de ação, para uma economia “mais humana” e um futuro mais sustentável. Ao longo de três dias, de 19 a 21 de Novembro de 2020, os jovens participantes escutaram e interpelaram diversas personalidades do mundo Económico, da Filosofia, da Teologia, do mundo empresarial, assim como do ativismo cívico e social.

Hoje, pretendendo dar um pequeno contributo para a reflexão sobre “A Economia de Francisco”, vimos fazer um convite para uma conversa sobre as pistas e os caminhos para uma economia mais humana e mais justa. Estarão connosco, um Franciscano, dois jovens participantes no Encontro de Assis e dois experientes gestores portugueses. Este é o desafio que vos propomos.

Link para entrada na sessão zoom é: https://us02web.zoom.us/j/81469155308?pwd=T2g1R00zV1FYTnJzME93ZnR4UnY4UT09
ID da reunião: 814 6915 5308
Senha de acesso: 966193