Em consonância com a determinação da Conferência Episcopal Portuguesa, ficam suspensas na Capela do Rato as celebrações comunitárias da eucaristia, até novas determinações.

Neste tempo de quarentena, a começar já no próximo domingo, a Capela do Rato transmitirá via streaming, às 11.30h, a celebração da eucaristia, com a participação dos ministros estritamente necessários (presidente, alguns leitores e cantores).

Para visionamento, basta abrir a página da Capela e seguir a transmissão (https://www.capeladorato.org).

No atual imperativo das circunstâncias, somos todos e todas, cada um por si, a cuidar do bem comum que é a saúde. Pedimos aos nossos queridos membros da Comunidade que cumpram rigorosamente as indicações das autoridades sanitárias, restringindo, ao máximo, os seus contactos sociais.

No momento presente de excecionalidade, somos todos chamados a viver a Quaresma com maior radicalidade. O nosso jejum é agora o jejum da comunidade, da alegria do encontro com os irmãos, da festa de irmãos juntos. Aproveitemos este «tempo oportuno» para regressarmos à nossa interioridade, no silêncio das nossas casas. Sintamo-nos todos e todas em comunhão orante, no corpo místico de Cristo, que atravessas as fronteiras do tempo e do espaço.

Para além da transmissão direta da eucaristia, iremos publicando no site sugestões de leitura, de meditação e oração, para nos sentirmos em comunhão e solidários uns com os outros. Todos juntos vamos atravessar este tempo de deserto, alimentados pela fé, pela esperança e pela oração.

P. António Martins

Nota da Conferência Episcopal Portuguesa

Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência.

Também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões.

Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet.

Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos.

Lisboa, 13 de março de 2020