Nos dias 5 e 6 de outubro de 2019 um grupo da Comunidade da Capela do Rato teve a alegria de participar nas celebrações do consistório em que D. José Tolentino de Mendonça foi criado cardeal pelo Papa Francisco. A intensidade e a sucessão dos acontecimentos foram maiores do que a nossa capacidade de os integrar e narrar. Na despedida, após o almoço de domingo, disse-me D. José Tolentino no meio de um abraço: «Vai em frente com a nossa comunidade do Rato». Partilho aqui esta confidência como estímulo e desafio que a todos nos envolve. Obrigado Santo Padre por este consistório das periferias e da compaixão.

Agradeço aos casais Rita e José Alberto, Leonor e Nuno, Antoine e Delfine pelos testemunhos (muito impressionistas e vivos) que nos dão da sua experiência romana, através dos textos que escreveram. Não resisto a partilhar a foto de grupo que, para esse momento, bem «furou» a segurança. No meio da solenidade e exuberante beleza dos frescos da Sala Régia do Palácio Apostólico (onde D. José Tolentino recebia os cumprimentos), houve um toque de festa bem portuguesa.

A TVI preparou, para o noticiário das 20h do dia 6 de outubro, uma reportagem sobre D. José Tolentino, com entrevistas a algumas pessoas e captação de imagens da Capela do Rato. É um trabalho do jornalista Paulo Bastos que, com a gentileza e permissão do autor e da TVI, aqui se publica.

P. António Martins

TESTEMUNHOS

Testemunho da Delphine e do Antoine: «Impressões»

Sábado 05.10.2019

Naquela tarde do primeiro sábado do mês do Rosário, depois de termos esperado ao sol em boa companhia (amigos da Capela do Rato, do Brasil, da Católica), encontrámo-nos sentados na primeira fila no coração da basílica de S. Pedro! Apenas alguns metros nos separam do «nosso» Padre Tolentino… Atrás dele reconhecemos o Padre Giacomo Cardinal (!), acólito escolhido por ele para estes dois dias excecionais e «bras droit» na Biblioteca Vaticana.

Começa então a cerimónia marcada por uma presença ecuménica e inter-religiosa, introduzida pelo terço… Parece que os rostos dos novos cardeais (e nossos também) são imbolizados e concentrados no sentido do espanto que o Espírito Santo está a fazer em suas vidas… tornando-os irmãos do Santo Padre, prontos a servir até ao sangue… Toda a assembleia está em máxima comoção… Depois do Cardeal Espanhol, sobe as escadas o Padre Tolentino, exatamente em frente à imagem de Nossa Senhora (e da Delphine do Antoine !), para se aproximar do Papa Francisco e, de joelhos, quase no colo dele, receber o famoso barrete… «Compaixão, compaixão» são palavras do Santo Padre que ficarão para sempre tatuadas no coração dos novos cardeais, e com certeza no de todos nós.

Domingo 6.10.2019

Ambiente diferente para a missa de abertura do Sínodo para a Amazónia:

  • as hóstias da comunhão são dadas na boca;
  • na procissão de saída vemos passar Sua Eminência D. José Tolentino, novo cardeal-diácono da Igreja dos Santos Domingos e Sexto (situada na Universidade Angelicum): várias vezes durante estes dois dias recordou que precisa muito da nossa oração para enfrentar os desafios da sua nova missão ao lado do Papa;
  • o nosso pastor «emérito» tornou-se um incrível anfitrião durante o almoço que ofereceu aos seus numerosos amigos e amigas, ou melhor, irmãs e irmãos, nas salas da primitiva Biblioteca Apostólica. Sempre sorrindo, aceitou de ser fotografado com cada um dos seus convidados.

Assim se concluíram dois dias inesquecíveis no seio da nossa querida Igreja Universal.

Testemunho da Rita e do José Alberto : «Tudo um Espanto!»

A viagem a Roma para assistir ao Consistório foi uma decisão muito rápida, tomada quase de imediato, ao sabermos da Grande Novidade….E foi tal o entusiasmo que quisemos levar connosco a família… logo começámos a planear e a “viver” por antecipação aqueles dias…

Hoje, olhando para trás, vemos como foi uma oportunidade incrível! Vivemos em Roma momentos únicos: uma Festa de enorme beleza e tão comovente! A basílica apinhada! Tudo um Espanto!

Hoje, olhando para trás, vemos como tudo se conjugou de forma quase inacreditável! E damos graças pelo que vivemos, a cidade, a amizade, a beleza, a alegria, os abraços, a fé… e as bênçãos que recebemos…

Testemunho da Leonor e do Nuno: «Os nossos caminhos foram dar a Roma»

Cedo na nossa vida, começámos a perceber que em muitos sentidos nos podíamos considerar privilegiados. Sentimos também que essa era uma situação que trazia agarrada a si uma outra circunstância que, embora também positiva, era mais difícil de carregar – a responsabilidade dessa situação.

Tudo isto porquê, agora?

Quando, no passado dia 1 de Setembro, vínhamos de regresso de férias para Lisboa, a meio da viagem o telemóvel tocou, era um amigo nosso a dar-nos a notícia da elevação a cardeal do Arcebispo D. José Tolentino de Mendonça. Por mais três vezes o telemóvel tocou, sempre com alguém a perguntar se já sabíamos a notícia ou a felicitar-nos pela nomeação do “nosso capelão”.

Logo aí tomámos a decisão de ir a Roma assistir ao Consistório e a 3 de Outubro, ao fim da tarde, desembarcávamos em Roma. Só este acontecimento – estar em Roma – já de si era inacreditável. Roma é sempre um deslumbramento, mas isto era só o princípio de 4 dias alucinantes.

Descrever a cerimónia do Consistório não é tarefa fácil, dado que entre a grandeza e a beleza da Basílica de S. Pedro, a multiculturalidade de africanos, sul-americanos, europeus, entre outros, tornam esta cerimónia, por um lado, de religiosidade singular e, por outro, muito marcante para quem nela participa.

O ritmo da cerimónia com as suas orações, os cânticos, a homília do Santo Padre, a imposição do barrete cardinalício aos novos cardeais são momentos que ficarão para sempre gravados na nossa memória.

Que dizer então da alegria de vermos o “nosso Tolentino”, ali, sempre igual a si mesmo, sempre com um sorriso e uma palavra afectuosa e carinhosa para cada um?!?

E quando fomos visitar a Biblioteca Apostólica Vaticana!!! Um gesto de grande gentileza do nosso amigo – um palácio maravilhoso, uma biblioteca espantosamente bonita e acolhedora, documentos preciosos, o cuidado e excelência que é posto em tudo, do mais antigo ao mais moderno dos equipamentos. Tudo o que tentemos exteriorizar é empobrecedor para transmitir o encantamento em que ficámos!!!

A missa de abertura do Sínodo pela Amazónia, celebrada pelo Papa Francisco, com toda aquela assistência multicultural, com a participação dos índios com os seus trajes típicos e pinturas coloridas foi também outro dos momentos altos. Estar na Basílica de S. Pedro já é só por si emocionante, mas estes foram momentos únicos.

E que dizer do almoço com que D. José Tolentino nos presenteou? Lá estavam todos os seus amigos que puderam ir a Roma.

Depois do fim das cerimónias, ainda tivemos a sorte de poder percorrer Roma de lés a lés: ele foi o Castelo de Sant’Angelo, Santa Maria Maggiore, São João de Latrão, o Panteão, a Praça Navona, a Fonte de Trevi, a Praça de Espanha, o Coliseu, o Arco de Adriano, Trastevere e… os gelados Giolitti!!!!

Foi realmente um privilégio!!!! Obrigado Tolentino por tudo o que nos proporcionou nestes dias únicos, históricos e irrepetíveis, que ficarão para sempre gravados na nossa memória e no nosso coração. O Espanto de que sempre nos fala, aconteceu!!! E junto de si, cremos que nunca acabará.

 

Sites onde se poderão rever reflexões, reportagens e entrevistas sobre o Cardeal Tolentino de Mendonça

70×7
https://www.youtube.com/watch?time_continue=23&v=pq8WPd_ChJE

O poeta chegou a cardeal. E o que quer o Papa com esta escolha? – Público
https://setemargens.com/o-poeta-chegou-a-cardeal-e-o-que-quer-o-papa-com-esta-escolha/

Carta a um Cardeal em Roma – Diário de Notícias
https://www.dnoticias.pt/opiniao/artigos/carta-a-um-cardeal-em-roma-JG5293649

A catedral espiritual do cardeal Tolentino – Visão
https://setemargens.com/a-catedral-espiritual-do-cardeal-tolentino/?utm_term=7Margens+-+Hoje+-+Papa+e+Conselho+EcumA%C2%A9nico+apelam+ao+fim+da+operaA%C2%A7A%C2%A3o+turca+contra+curdos&utm_campaign=Sete+Margens&utm_source=e-goi&utm_medium=email

José Tolentino Mendonça: “Ser cristão é um risco, ser humano é um grande risco” – Público
https://setemargens.com/jose-tolentino-mendonca-ser-cristao-e-um-risco-ser-humano-e-um-grande-risco/?utm_term=7Margens+-+Hoje+-+O+Papa+para+Tolentino+MendonA%C2%A7a%3A+a%C2%80%C2%9CTu+A%C2%A9s+a+poesiaa%C2%80%C2%9D&utm_campaign=Sete+Margens&utm_source=e-goi&utm_medium=email

Editorial 7 Margens – Um dia feliz – 7 Margens
https://setemargens.com/um-dia-feliz/?utm_term=7Margens+-+Hoje+-+O+Papa+para+Tolentino+MendonA%C2%A7a%3A+a%C2%80%C2%9CTu+A%C2%A9s+a+poesiaa%C2%80%C2%9D&utm_campaign=Sete+Margens&utm_source=e-goi&utm_medium=email

O Papa para Tolentino Mendonça: “Tu és a poesia” – 7 Margens
https://setemargens.com/o-papa-para-tolentino-mendonca-tu-es-a-poesia/?utm_term=7Margens+-+Hoje+-+O+Papa+para+Tolentino+MendonA%C2%A7a%3A+a%C2%80%C2%9CTu+A%C2%A9s+a+poesiaa%C2%80%C2%9D&utm_campaign=Sete+Margens&utm_source=e-goi&utm_medium=email

Um poeta na Capela Sistina – 7 Margens
https://setemargens.com/um-poeta-na-capela-sistina/