O Cardeal D. José Tolentino presidiu à eucaristia na Capela do Rato, no passado dia 20 de Outubro, XXIX domingo do Tempo Comum.

No início da celebração, o atual capelão, P. António Martins, fez a seguinte saudação em nome da Comunidade:

Querido D. José Tolentino

Eminência

Estamos todos felizes e contentes por estar hoje aqui na sua «Catedral espiritual», a nossa Capela do Rato, a presidir à eucaristia dominical.

Na criação do seu cardinalato está o reconhecimento da excelência e da singularidade do seu percurso humano, eclesial e cultural. Esta sua nova missão de estrita colaboração com o nosso querido Papa Francisco e possíveis seus sucessores, no governo da Igreja, sendo uma missão eclesial é também uma honra para o País, que a todos nos orgulha, crentes e não crentes.

Na sua pessoa é toda uma rede de afetos, de relações, de escolhas, de inquietações que se cruza e se reencontra. É um estilo eclesial de abertura e de inclusão que se confirma. É também, de certo modo, o percurso existencial de cada um de nós que em si, pela escolha do Santo Padre, se sente reconhecido. Por isso sentimo-nos todos (e cada um) porção da sua herança.

Que alegria é para nós, hoje, o dom da sua presença, da sua palavra sábia e poética, a partir do Evangelho, que nos desafia a agir, da sua bênção que nos envia para a urgência da fidelidade no quotidiano. Na estreiteza do espaço físico os nossos corações dilatam-se, agradecidos.

Em meu nome pessoal e de toda esta comunidade que profundamente o estima, quero expressar o nosso afeto e o nosso apoio (o nosso suporte, na linguagem de S. Paulo), para a sua nova e imprevisível missão de cardeal da Santa Igreja. Estaremos sempre unidos na proximidade da oração, através do Espírito que quebra fronteiras e anula distâncias.

Não lhe faltaremos.

E para nós nunca deixarás de ser o Tolentino, como todos te conhecemos e tratamos.

Clique para ouvir a homilia de D. José Tolentino