Queridas Irmãs
Queridos Irmãos

Após a pausa estival, a nossa comunidade da Capela do Rato vai reiniciar a celebração dominical da eucaristia no próximo domingo, dia 15 de setembro, às 11.30h. O tempo de férias foi para todos nós de dispersão em termos comunitários (e que saudades já tenho de todos vós, e da nossa festa da eucaristia!…). As férias cumpriram-se, certamente, como uma oportunidade para refazer energias físicas e espirituais, rever amigos e familiares, conhecer novos lugares, ou simplesmente viver um tempo sereno em contacto direto com a natureza (com o mar, o sol, as montanhas, os rios…). Damos agora a nós mesmos, e uns aos outros, a graça e a alegria esperançosa do recomeço.

Transportamos connosco o júbilo pela recente nomeação para cardeal do nosso querido amigo e irmão D. José Tolentino, que a comunidade da Capela do Rato guarda com saudade e ternura. Não lhe queremos faltar, nesta nova, desafiante e imprevisível missão, com a nossa amizade e a nossa solidariedade orante. Como cardeal, D. José Tolentino passa a cooperar, de um modo imediato, com o Papa Francisco no governo na Igreja universal. Estamos conscientes das exigências desta missão na hora atual e decisiva da vida da Igreja, e de quanto esta nomeação (juntamente com a dos outros cardeais) ajudará a consolidar a continuidade das reformas iniciadas pelo Papa Francisco. Alguns de nós estaremos em Roma a 5 e 6 de outubro, para oferecer ao nosso querido D. José Tolentino a nossa presença e a nossa oração fraterna in loco.

A comunidade da Capela do Rato, numa fidelidade criativa à sua memória, quer continuar a cumprir-se como um espaço de diálogo descomplexado, de corresponsabilidade sinodal, de abertura e de inovação, em sintonia com as urgências destes tempos que são os nossos. Privilegiamos o diálogo com a cultura (a literatura, a filosofia). Disso será expressão a nossa edição do curso que já se tornou «marca da casa», a começar em janeiro de 2020, este ano intitulado «O Prazer de Ler e de Pensar».

Temos diante de nós, como apelo à conversão do nosso agir, as grandes urgências do Papa Francisco: o cuidado da casa comum (a conversão ecológica), o drama dos refugiados e uma economia de comunhão. Serão criados três momentos para debate destas causas, valorizando uma atualização da doutrina social da Igreja. Num conjunto de quatro encontros (entre outubro e novembro) procuraremos criar um espaço em que crentes e não crentes possam falar de Deus. Voltaremos à feliz experiência de reflexão e partilha do ano passado intitulada «Situações Limite e Espiritualidade», para abordar as adições (dependências) e as demências.

É minha intenção criar uma estrutura de corresponsabilidade e de participação permanente (uma espécie de conselho pastoral), que seja expressão da diversidade da nossa comunidade. Possam aí ser elaboradas propostas de ação, com liberdade e criatividade, sobre o futuro da Comunidade da Capela do Rato, da Igreja em geral e da sua inserção no mundo de hoje, marcado por tantas perplexidades e urgências.

A celebração dominical da eucaristia, como lugar privilegiado de encontro, de inclusão e de bênção da nossa frágil condição humana, constitui o centro da vida da nossa comunidade. É também o lugar para o exercício de uma corresponsabilidade ativa e sinodal dos diferentes serviços e ministérios (coro, leitores, ministros extraordinários da comunhão, decoração, cuidado das alfaias e dos paramentos, acolhimento…). Serão valorizados os tempos penitenciais do Advento e da Quaremos com pausas de aprofundamento da vida espiritual. Procuraremos que os tempos fortes do Natal e da Páscoa sejam marcados pela festa, pela beleza, pela densidade celebrativa e humana: somos uma comunidade em que a proximidade e a festa são possíveis. E isso é um dom que resulta também do empenho e da participação de cada um(a) de nós.

Bem-vindos a mais um ano de aventura na Comunidade da Capela do Rato.

P. António Martins