sophia_andresen_capelaRato_noticia

A trasladação dos restos mortais da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) para o Panteão Nacional, marcada para 2 de julho, às 17h15, vai incluir a celebração de missa na Capela do Rato, em Lisboa, revela a agência Lusa.

Segundo o semanário Expresso, a trasladação a partir do cemitério de Carnide, na capital, começa na capela atualmente coordenada pelo P. José Tolentino Mendonça e passa pela Assembleia da República.

Após o Parlamento, o cortejo dirige-se para o Panteão, onde haverá atuações da Companhia Nacional de Bailado e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, com a oração de sapiência a ser feita por José Manuel dos Santos, adianta o semanário.

A concessão de honras de Panteão Nacional foi aprovada por unanimidade pela Assembleia da República, em fevereiro, a par da criação de um grupo de trabalho para determinar a data e o programa da trasladação.

A 31 de dezembro de 1968, cerca de 150 católicos entraram na igreja de S. Domingos, em Lisboa, e nela permaneceram durante a noite, depois de o papa Paulo VI ter decidido, no mesmo mês, que 1 de janeiro passaria a ser assinalado pela Igreja como Dia Mundial da Paz.

A iniciativa contra a guerra colonial, e de oposição ao regime ditatorial de então, foi vigiada pela polícia política, tendo terminado sem incidentes. Sophia de Mello Breyner escreveu propositadamente para essa vigília a “Cantata da Paz”, que ficou conhecida pelos primeiros versos, «Vemos, ouvimos e lemos/ Não podemos ignorar».

Quatro anos depois, nos últimos dias de 1972, ocorreu na Capela do Rato nova vigília de protesto contra o regime, que acabou com a invasão do templo por parte da polícia. Os participantes foram levados para a esquadra e a maioria foi presa.

José Tolentino Mendonça dedica a mais recente coluna que assina no Expresso a “O Cristo cigano”, livro que, sustenta, foi lido «equivocadamente» como «”a superação da religiosidade cristã” na obra de Sophia de Mello Breyner».

Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura – ler artigo completo aqui.